As 118 escolas da rede estadual que integram os municípios pertencentes à 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) iniciaram o ano letivo de 2021 na segunda-feira (8) em formato remoto e seguirão desta forma até que a bandeira preta de classificação na região seja alterada para outra que represente menor risco de contaminação. Enquanto isso, alunos e professores - assim como no ano passado - se desdobram para que o aprendizado esteja em dia promovendo aulas dentro do ambiente virtual ou encaminhando atividades impressas para aqueles que não possuem estrutura de acesso às plataformas.
São 40 mil alunos em toda a 4ª CRE. Cerca de 28 mil estão em Caxias do Sul, onde as aulas retornaram para 58 escolas. Segundo o governo do Estado, cada instituição deverá fixar um cartaz em local visível com os contatos de telefone, e-mail e Whatsapp para acesso da comunidade escolar.
Segundo a titular da 4ª CRE, Viviani Davalle, as escolas farão reuniões virtuais com os pais ou responsáveis para que o vínculo com a instituição de educação seja reforçado. Todos os atendimentos são realizados à distância para evitar aglomerações. Em 2020, a ausência de alguns alunos foi considerado um fator problemático da falta de acompanhamento presencial.
"Muitos praticamente sumiram do nosso radar. Isso causa uma defasagem pedagógica muito grande."
VIVIANI DEVALLE
Coordenadora da 4ª CRE
— As reuniões que as escolas estão promovendo com as suas comunidades é também para pedir colaboração às famílias no processo de manter contato com a escola e sabermos se o aluno está fazendo as atividades. Muitos praticamente sumiram do nosso radar. Isso causa uma defasagem pedagógica muito grande. Neste ano estamos fazendo um apelo às famílias — diz.
Cerca de 80% de alunos conectados
O Estado segue colocando à disposição a chamada internet patrocinada, que se iniciou em agosto de 2020, para alunos que não possuem acesso à rede. A medida faz com que a maioria dos alunos de escolas da 4ª CRE consiga utilizar internet gratuita, exclusivamente para conteúdos educacionais nas plataformas do Google Sala de Aula. Os que não a utilizam, no geral, não têm computadores em casa. Esse grupo recebe o mesmo material de forma impressa, por meio de agendamento prévio com a escola.
— Não temos exatamente a quantidade de alunos que estão utilizando ou não, mas a média na 4ª CRE é de 80% dos alunos logados à plataforma. O formato das aulas, se é ao vivo, gravada, síncrona, isso depende de cada professor — cita.
Conforme Viviani, assim que houver a possibilidade de retorno presencial, será feito em turmas, que cumprirão escalas. Quanto aos equipamentos de proteção, como máscaras, álcool gel, tapetes sanitizantes e materiais de limpeza, já existe uma organização e as escolas estão preparadas, conforme Viviani.
Em 2020, os alunos da rede estadual não foram reprovados. Aqueles que apresentaram limitações no aprendizado terão acompanhamento pedagógico com conteúdos do ano passado em forma de reforço no ano letivo atual.
Falta de professores
Apesar de a 4ª CRE não ter uma estimativa de falta de professores no início deste ano, algumas escolas vivenciam o desafio como o Colégio Imigrante, que conta com cerca de 1,5 mil alunos. Em rede social, o comunicado publicado na segunda-feira é de falta de professores das disciplinas de Espanhol, Física, Matemática, Biologia Química, Sociologia e Ensino Religioso, além de profissional para o 5º ano do Ensino Fundamental. O diretor, Leandro Fanchin, afirma que o assunto está sendo resolvido e que, nesta terça-feira, a escola conseguiu uma professora para o 5º ano. De acordo com Viviani, mesmo sem um percentual estimado, a falta de professores é baixa.
Vídeos de boas-vindas
Nas redes sociais, a semana tem sido de publicações de vídeos de acolhimento e apresentações aos alunos. Na página do Instituto Cristóvão de Mendoza - escola com mais de mil alunos, é possível verificar o informativo com o anúncio de criação de grupos de Whatsapp para as turmas.
— Estamos separados, mas não estamos distantes! Quero abraçar virtualmente a todos, sintam-se recebidos pelo corpo docente da escola. — disse a diretora Roseli Maria Bergozza.
As matrículas estão na segunda etapa, que é destinada a alunos que perderam o prazo inicial. Estudantes de Caxias devem contatar o número: (54) 3901-1234 da Central de Matrículas. Em outros municípios a orientação é ligar para a própria escola. A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) estendeu até o próximo dia 22 o prazo para entrega dos documentos dos alunos matriculados.