Sorrisos e cumprimentos de longe marcaram o retorno das aulas em uma escola particular de Caxias do Sul na manhã desta quarta-feira (28). Pedro Henrique Rodrigues Kisch, sete anos, foi um dos primeiros alunos a chegar na escola Caminhos do Saber por volta das 7h. Ele estava acompanhado pela mãe, Débora Souza, 39. O menino cursou o primeiro ano online em 2020. A assistente comercial afirma que neste ano o filho não acompanhou as aulas porque ficou com uma cuidadora:
— Deixei ele com uma moça e ela não tinha computador. Também era complicado para ela acompanhar as atividades com ele. Meu filho está bem feliz pelo retorno e pelo convívio com os colegas e professores. Para mim é um alívio saber que ele está bem cuidado.
O sentimento de alívio é compartilhado com outros pais. Patricia Pinto, 43, levou os filhos Maria Eduarda, seis, e Nicolas, três, para o colégio nesta manhã.
— Eles estão animados de voltar. Lugar de criança é na escola. Eles precisam desse contato. Estou em teletrabalho e me dividindo para conseguir acompanhá-los — afirma a assistente administrativa e financeira.
Dirce Winter, 38, que trabalha como diarista, conta que o filho, Júlio César Winter de Vargas, sete, começou, no ano passado, a alfabetização ao seu lado em casa. Neste ano, até agora, o pequeno ficou aos cuidados de uma professora particular:
— Não é mesma coisa ele ter aulas em casa. Estou feliz com o retorno e ele também está.
A felicidade era visível no olhar das crianças e dos pais na manhã desta quarta. A professora Daniele Pagliarin, 35, se dividia entre as aulas online e o preparo das atividades e os cuidados com a filha Alice, de cinco anos.
— Eu tenho uma classe de alfabetização e precisava auxiliar a Alice porque ela é pequena e não tem essa autonomia em frente ao computador. Eu uso o computador e ela o tablet, mas fica difícil até porque eles precisam de uma tela grande, do contato olho no olho, tem que socializar. Ela fica angustiada e agoniada por ter aula online. Quer a escola — diz.
Os quase 1,2 mil alunos da escola Caminhos do Saber têm, a partir desta quarta, a opção de voltar ao ensino presencial. No entanto, aqueles que preferirem podem seguir com as atividades online. Os alunos da Educação Infantil, do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, além das respectivas turmas do turno integral, voltaram já na manhã desta quarta-feira. Os demais devem retornar entre o fim dessa semana e o início da próxima.
— Nós receberemos presencialmente todos os nossos alunos, sem qualquer tipo de revezamento ou escalonamento explica — Carina Scheneider, diretora pedagógica da Caminho do Saber.
A reportagem esteve ainda nos colégios São Carlos, Madre Imilda, La Salle Carmo e São José, que não retomaram as aulas nesta quarta. Eles estavam reunidos para decidir qual seria o cronograma a partir de agora. A diretora do São Carlos, Gisele Mazzarollo, ressalta que os colégios temem uma nova reviravolta judicial, e por isso, avaliavam a questão.
— A insegurança pela questão judicial é grande. Tememos que nossos pequenos voltem e aconteça uma nova decisão. Temos que pensar no emocional deles neste momento. É tudo muito instável.
No Carmo e no La Salle, o retorno da creche ocorre nesta tarde, até o quinto ano. Na quinta-feira (29) voltam os alunos do sexto ao nono ano. Já no Murialdo, a partir da quinta-feira, recomeçam as aulas da Educação Infantil até o quarto do Ensino Fundamental I e as 3ª séries do Ensino Médio também passarão a ocorrer de forma presencial. Para os demais estudantes, do quinto ano do Ensino Fundamental I até as 2ª séries do Ensino Médio, as aulas serão ministradas na modalidade presencial e remota, de forma escalonada. O turno integral retornará apenas para os alunos da Educação Infantil ao 4º ano.