A Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro, de Caxias do Sul, começa a atender em horário estendido a partir desta terça-feira (2). A abertura segue ocorrendo às 7h30min e o fechamento passa a ser às 21h, e não mais às 16h30min, de segunda a sexta-feira.
Com a alteração, a unidade oferecerá 16 consultas com clínico geral a mais por dia, totalizando 320 a mais por mês. Atualmente, a UBS Cruzeiro ofertava 54 consultas com clínico geral diariamente. A mudança também possibilitará o aumento da oferta de outros procedimentos, como curativos e coleta de exames laboratoriais. Foram nomeados mais um médico, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem.
Neste momento, em função do agravamento da pandemia de covid-19, o atendimento médico clínico ocorre com 20% de agendamento para idosos e 80% para demandas do dia, como nas demais unidades do município. A ampliação do horário de atendimento será o primeiro passo para a centro-regionalização da UBS Cruzeiro, que progressivamente ofertará atendimento de equipe multiprofissional de saúde e também outras especialidades médicas.
— Serão quatro horas e meia a mais de UBS aberta por dia, atendendo a uma solicitação antiga da região do bairro Cruzeiro. É uma ação importante para ampliar a capacidade de atendimento na região, sobretudo neste momento de pandemia, e responde, ainda, a uma questão que estava no Plano de Governo — salienta a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi.
O custeio da implantação do horário estendido de funcionamento será por parte do governo federal, por meio do programa “Saúde na Hora”.
Demais unidades
A ideia é que, ao longo do tempo, as equipes sejam ampliadas nas demais unidades também.
— É na UBS que identificamos as necessidades e os problemas enfrentados por cada paciente. Ela é a nossa porta de entrada e vamos ampliar o acesso à rede básica — afirma a secretária.
O planejamento prevê que as demais UBSs que têm horário estendido, como a Esplanada, Desvio Rizzo, Diamantino, Vila Ipê, Reolon, Eldorado e Cinquentenário também funcionem neste formato:
— A UBS tem atuação preventiva, de conscientização, e o primeiro atendimento acontece nestes postos de saúde, aqueles que não são de urgência e emergência. Nosso planejamento é transformar essas UBSs de horário estendido em centros de referência regionais. A primeira medida é colocar a UBS Cruzeiro em horário estendido, logo depois da nomeação da equipe. Ela será um dos postos de referência quando começarmos a aplicar as doses da vacina contra o coronavírus.