O novo modelo de gestão da rede básica de saúde em Caxias do Sul começa a tomar forma com o anúncio da ampliação do horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cruzeiro. Esse é o primeiro passo para fortalecer o atendimento e qualificar o serviço nos postos, segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Daniele Meneguzzi. Atualmente, a UBS funciona das 7h30min às 16h30min, mas a partir de março passará a atender até as 21h, se tornando um centro regionalizado de referência. A ideia é que, ao longo do tempo, as equipes sejam ampliadas nas demais unidades também.
— É na UBS que identificamos as necessidades e os problemas enfrentados por cada paciente. Ela é a nossa porta de entrada e vamos ampliar o acesso à rede básica — afirma a secretária.
O planejamento prevê que as demais UBS's que têm horário estendido, como a Esplanada, Desvio Rizzo, Diamantino, Vila Ipê, Reolon, Eldorado e Cinquentenário também funcionem neste formato:
— A UBS tem atuação preventiva, de conscientização, e o primeiro atendimento acontece nestes postos de saúde, aqueles que não são de urgência e emergência. Nosso planejamento é transformar essas UBS de horário estendido em centros de referência regionais. A primeira medida é colocar a UBS Cruzeiro em horário estendido, logo depois da nomeação da equipe. Ela será um dos postos de referência quando começarmos a aplicar as doses da vacina contra o coronavírus.
Ampliação e qualificação
O diretor geral da Secretaria de Saúde, Dino De Lorenzi, explica que desde 2019 as UBSs seguem uma portaria do Ministério da Saúde que instituiu o Programa Previne Brasil e, com isso, estabelece um planejamento para os postos de Saúde. O custeio da implantação do horário estendido será por parte do governo federal por meio do programa Saúde na Hora. Ainda conforme portaria do programa, a gestão local da UBS deverá ser feita por gerência técnica de ensino superior, sendo que esta adequação já está em prática. A unidade contará com profissionais de nutrição, assistente social, psicólogo e farmacêutico. De Lorenzi afirma que, em Caxias, estão agrupando os profissionais para ampliar e qualificar o atendimento: atualmente são 55 equipes de Estratégia de Saúde da Família, 30 de atenção primária, 43 de saúde bucal e 177 agentes de saúde, sendo que a lei de diretrizes orçamentárias prevê a nomeação de mais 30 profissionais até o final de 2021. Esses profissionais são responsáveis pelo atendimento de quase 300 mil pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na prática, as equipes de outras UBSs que fazem parte da região do Cruzeiro vão poder consultar os profissionais do posto de saúde do Cruzeiro para atender às demandas dos pacientes, e também encaminhar os pacientes para o Cruzeiro, conforme a demanda:
— Além do horário estendido, essas unidades vão ser usadas como regionais, com a ampliação dos especialistas e a implantação de farmácias também, já que vamos contar com farmacêuticos nesses postos. Isso vai evitar o deslocamento até a Farmácia Central — explica o médico.
De Lorenzi ressalta ainda que o novo modelo de gestão conta com três etapas:
— Primeiro passo é abrir as UBSs em horário estendido e adequar a gestão; em segundo lugar, buscar a inclusão de novos profissionais e, por último, debater junto à população as demandas na área de saúde.