Os leitos de UTI adultos seguem próximos do limite de ocupação em Caxias do Sul nesta segunda-feira (1º). É isso que mostram cálculos feitos pela reportagem a partir de dados públicos disponibilizados pela prefeitura e pelo Estado.
O cruzamento das informações fornecidas em diferentes painéis é necessária porque a atualização é feita de forma diferente. No caso do Estado, a inclusão de novos leitos abertos é mais demorada. Por isso, constam menos vagas em relação ao que o município realmente tem. Conforme a prefeitura, são 200 em funcionamento nesta segunda-feira. Por outro lado, a atualização de internados é mais ágil no sistema estadual, que mostra que são 195 pacientes na terapia intensiva.
Isso significa, portanto, que a taxa de ocupação está em 97%, o que representa cinco leitos na conjuntura atual. Pelos dados do município, a quantidade de internados baixa um pouco e a ocupação chega a 94%. A discrepância pode ser explicada porque nem todas as atualizações foram feitas nesta segunda-feira, diferente do Estado, que aponta a última publicação ao meio-dia.
No domingo (28), quando a ocupação ultrapassou os 100% das UTIs em Caxias, a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, reforçou que o sistema está sobrecarregado. Na pior fase da pandemia, a expansão da rede de atendimento esbarra na falta de profissionais da saúde. A Serra, por exemplo, mais que dobrou a quantidade de leitos desde março de 2020. Além da falta de especialistas, os que estão na linha de frente de combate à covid-19 sofrem com o trabalho desgastante há quase um ano.