Perto de um colapso hospitalar, a segunda maior cidade do Estado ganhou um pouco de fôlego com a abertura de sete leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes de covid-19 no Hospital Geral (HG). Com as novas vagas, o HG passa a ter 38 leitos para coronavírus. No fim de semana, houve lotação na ocupação de pacientes em UTI em Caxias do Sul. Nesta segunda-feira (1º), o painel da prefeitura mostra que são 31 internados nas alas de UTI do HG, o único hospital 100% SUS da cidade e que atende a todos os municípios da região. Na rede hospitalar como um todo, a ocupação está próximo de 100%
Segundo o diretor do HG, Sandro Junqueira, três pacientes que estavam no pronto-socorro foram encaminhados aos novos leitos assim que o espaço foi aberto no domingo. As vagas serão custeadas pela prefeitura de Caxias, com diárias de R$ 4 mil por leito. Com as sete vagas, o investimento diário será de R$ 28 mil.
— Tínhamos 31 leitos até domingo e agora contamos com 38. O cenário é complicado e as estruturas hospitalares estão bem sobrecarregadas. Por meio de uma articulação com a equipe médica conseguimos abrir esses leitos às 19h de domingo — disse.
Além dos 38 espaços para casos graves de covid-19, há dez leitos de UTI para outras doenças. De acordo como o diretor, os profissionais da saúde que passarão a atuar nos novos leitos foram realocados dentro do hospital.
— Ainda não tenho o número certo (de profissionais colocados), mas utilizamos equipes já treinadas. Estamos efetivando esses treinamentos desde o início da pandemia. Por enquanto, não foram necessárias novas contratações — diz.
Caxias do Sul tem 445 mortes por coronavírus até esta segunda-feira. Para agilizar atendimentos relacionados à suspeitas de covid e respeitar regras de distanciamento, a prefeitura suspendeu consultas especializadas e solicitação de exames do SUS por 30 dias.