Devido ao agravamento da pandemia, que coloca Caxias do Sul, além de todo o Estado, em bandeira preta, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu alterar serviços nas unidades básicas de saúde (UBSs), no Centro Especializado de Saúde (CES) e na Saúde Mental. Todos os atendimentos são realizados via Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo da medida é ampliar a oferta de consultas a pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo a covid-19, e readequar serviços. As alterações já estão vigentes e poderão ser adaptadas conforme a demanda e a situação da pandemia. Para reforçar as equipes, a SMS também suspendeu folgas durante o mês de março.
Veja como ficam os serviços:
Nas UBSs
- consultas com clínico geral: 20% reservado para idosos mediante agendamento e 80% para consultas do dia;
- salas de vacinas permanecerão fechadas por 15 dias (será realizada apenas a vacinação de BCGs agendadas);
- atendimento de pré-natal deverá ocorrer normalmente, bem como as consultas do Programa Acolhe Bebê;
- a revisão de pacientes com doenças crônicas compensadas está suspensa. A revisão de pacientes com doenças crônicas descompensadas deverá passar por triagem e, se necessário, por consulta médica;
- a realização de testes rápidos está mantida;
- somente serão realizadas consultas odontológicas de urgência;
- as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde deverão ocorrer de maneira peridomiciliciar para casos prioritários.
Centro Especializado em Saúde (CES)
- estão suspensas, por 30 dias, as consultas de dermatologia, cirurgia geral, traumato-ortopedia, gastroenterologia, proctologia, urologia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, hematologia, nutrição e fisioterapia;
- está suspensa, por 30 dias, a solicitação de exames e avaliações pré-operatórias de cirurgias eletivas;
- o ambulatório de pequenas cirurgias permanece com atendimento de casos de urgência e brevidade.
Outras ações
- estão suspensas, por 30 dias, as consultas de puericultura, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicoterapia, coleta de exames citopatológicos e as pesagens do Programa Bolsa Família.
Saúde mental
- urgências psiquiátricas seguem sendo atendidas normalmente. A emissão e o cumprimento de ordens compulsórias eletivas para o SAMU e para a UPA Central estão suspensos por tempo indeterminado.