A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente, em Caxias do Sul, abre nesta quarta-feira (17) como um centro de referência para atendimentos de síndromes respiratórias leves. O serviço vai funcionar pelos próximos 60 dias, com o objetivo de ampliar a capacidade para receber pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 devido ao avanço da pandemia. O atendimento será de segunda-feira a sexta-feira das 7h30min às 20h e aos sábados das 8h às 20h. No local, os pacientes vão passar por triagem e consulta. Também poderão fazer testagem rápida se o quadro de saúde exigir. Para isso, é preciso ter sintomas da covid-19, critério para que o resultado do exame seja mais assertivo. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, serão oferecidas 700 consultas por semana no local. O serviço deve ajudar a desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que estão superlotadas.
Ainda segundo a Secretaria, o posto de saúde São Vicente foi escolhido devido à localização, na região do bairro Jardelino Ramos, e às instalações físicas adequadas. A viabilização do centro de referência foi feita por meio de uma parceria entre a prefeitura de Caxias, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) e o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás). As entidades empresariais cederam profissionais da saúde, que vão atuar em parceira com servidores públicos. O Simecs e o Simplás também doaram 30 mil testes de covid-19 e vão doar oito monitores para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 24 bombas de infusão.
Outros atendimentos remanejados
Os demais atendimentos oferecidos no posto de saúde São Vicente foram remanejados e agora vão atender na UBS Centro de Saúde, na Rua Pinheiro Machado. É o caso de quem precisa de consultas por motivos que não são infecção por coronavírus, curativos e outros procedimentos.
Além do centro de referência, todas os postos de saúde de Caxias continuam atendendo casos leves de síndrome gripal. A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que procurem a UBS São Vicente somente pessoas com sintomas de síndrome gripal, ou seja, quadro respiratório agudo. É preciso ter ao menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, secreção nasal, perda de paladar ou olfato, diarreia. Em idosos, podem ocorrer também desmaios, sonolência excessiva, confusão mental e fraqueza.
Para as UPAs, devem ir apenas pacientes com condição de saúde grave.