Uma campanha iniciada nesta semana busca arrecadar recursos para o Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima, o único de Flores da Cunha. A intenção é conseguir pelo menos R$ 30 mil para aquisição de oxigênio e outros equipamentos. A mobilização teve início com o aumento de casos de covid-19, que tem afetado diretamente a instituição e, indiretamente, de alguma forma o atendimento ao cidadão, conforme afirma um dos organizadores da campanha, Felipe Salvador.
— Apesar dos esforços de todos do setor e do Poder Público Municipal para amenizar e melhorar a situação, acredito que nós, sociedade civil, também podemos de alguma forma auxiliar. Sei que o momento é difícil para todos, seja pelo vírus ou pela situação econômica. Sabemos que muitos gostariam de ajudar, mas neste momento estão impossibilitados, é compreensível. Para aqueles que puderem, toda ajuda é bem-vinda.
Segundo a diretora administrativa do hospital, Andreia Francescato Vignatti, dos 53 leitos da instituição, que não conta com unidade de terapia intensiva (UTI), 28 estão bloqueados desde 25 de fevereiro para atendimento de pacientes com covid-19.
— Com o cancelamento de outros atendimentos, perdemos receita, porque tivemos que trancar o centro cirúrgico, o centro de diagnóstico por imagem. Em contrapartida, estamos com um gasto enorme com oxigênio. Criamos uma ala para covid, mas lá não tem oxigênio encanado, o que nos faz gastar mais com os cilindros. Não falta oxigênio, mas o problema é realmente financeiro — detalha Andreia, afirmando que as prefeituras de Flores e de Nova Pádua também devem repassar recursos para o hospital.
Segundo a diretora, o gasto médio mensal com oxigênio é de R$ 15 mil. Uma empresa do município já repassou um valor equivalente para cobrir o custo do mês de março. Com a campanha, a ideia é pagar o oxigênio de abril e comprar equipamentos de proteção individual.
As doações podem ser feitas através de depósitos bancários ou transferências via Pix, além de uma campanha no site Vakinha online. Os recursos são direcionados diretamente ao Hospital Fátima.
Contas para depósito:
Banco do Brasil
Ag 0725-0
C/C 2123-7
Sicredi
Ag 0167-0
C/C 23400-1
Banrisul
Ag 0625-0
C/C 06.0010570-7
CNPJ do Hospital: 89963334/0001-74
Chave PIX:
Banco do Brasil
financeiro2@hfatima.com.br
Banrisul
89.963.334/0001-74
Link para Vakinha online: https://vaka.me/1885200