O Hospital Beneficente São Pedro, de Garibaldi, enfrenta dificuldades para custear os gastos neste início do ano, muito em função do agravamento da pandemia de coronavírus, de acordo com o gerente executivo, Rangel Carissimi. Para arrecadar verbas e tentar melhorar a situação, além de ter a possibilidade de ampliar a oferta de leitos, a instituição lançou a campanha Saúde na UTI, na segunda-feira (8).
— Já são 60 dias sem a ajuda do governo federal para custear os serviços, como o pagamento de médicos, da equipe de enfermagem, medicamentos e oxigênio — explica Carissimi, que ainda detalha:
— Nossa UTI está com 120% de ocupação hoje (terça-feira). Nossa intenção é tentar aumentar a oferta e buscar mais mão de obra para que a gente consiga montar uma nova unidade para atender a população — salientou.
Os valores arrecadados com a campanha, segundo o gerente executivo do São Pedro, serão destinados também à manutenção de equipamentos e compra de medicamentos.
— Não existe quem tem mais dinheiro ou quem tem plano de saúde, hoje todo mundo está na mesma fila. É muito importante que a população nos ajude — diz.
Os benefícios provenientes do governo federal, que normalmente eram repassados ao hospital, cobriam gastos com medicamentos, funcionários, manutenção de equipamentos e sustentavam a UTI, que mensalmente somam R$ 525 mil. A campanha visa sustentar esses custos e adquirir mais nove leitos, o que somaria o montante de R$ 1,250 milhão. Os nove leitos agregariam aos 74 já existentes.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, nesta terça-feira (9), Garibaldi tem 3.370 casos positivos de coronavírus. Os recuperados somam 3.165. Já os pacientes com a infecção ativa são 178, com 15 pessoas internadas em isolamento e outras nove em regime de UTI. Quem quiser colaborar com a campanha pode fazer as doações por meio de transação bancária: Banco Unicred (136), agência 6004, conta 46768-5. Para quem preferir fazer a doação por pix, o número é 90052804000127.