As 27 escolas municipais de Farroupilha - 22 de Educação Fundamental e cinco de Educação Infantil - deram a largada para o ano letivo 2021 na manhã desta quarta-feira (17). São oito mil alunos matriculados nas instituições educacionais e todos farão parte de uma escala de turmas presenciais, caso optem por participar dos encontros na escola. Mesmo assim, atividades serão enviadas para os que decidirem permanecer em casa. Conforme o cronograma da prefeitura, nesta quarta-feira, retomaram presencialmente alunos da Educação Infantil de 4 e 5 anos e os estudantes do 9º ano do grupo A, o que representa cerca de mil alunos. As turmas serão separadas entre A e B na escala de presenças.
Cronograma de retorno das aulas presenciais
Dia 22 de fevereiro
:: Educação Infantil de 4 e 5 anos
:: 1º, 2º, 6º e 7º ano do grupo A
:: 9º ano do grupo B
Dia 1º de março
:: 3º, 4º, 5º e 8º ano do grupo A
:: 1º, 2º, 6º e 7º ano do grupo B
:: Nas escolas de Educação Infantil (etapa Creche), serão 50% dos alunos atendidos no turno da manhã e os outros 50% no turno da tarde.
:: A etapa dois do processo será definida a partir de uma reunião no próximo dia 26.
Assim como em Caxias do Sul, as escolas municipais de Farroupilha não voltaram ao formato presencial em 2020. Segundo a secretária de educação, Luciana Zanfeliz, as regras de distanciamento obedecem ao protocolo anterior do governo do Estado. O mais recente foi publicado nesta semana.
— Hoje (17) começam 50% dos alunos. Mesmo havendo uma flexibilização com decreto do governador, nós estamos cumprindo as regras e protocolos anteriores (quando o limite de ocupação era de 50% das salas de aula). Iremos avançar gradativamente. Importante é reforçar e pedimos isso aos pais, o uso do álcool gel e máscara para termos um retorno tranquilo — diz.
De acordo com o decreto publicado nesta semana pelo governo gaúcho, o limite de distanciamento segue sendo de 1,5 metro entre os estudantes. O que mudou foi a retirada de exigência de ocupação até 50% das salas de aula.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, dos 467 matriculados, 47 foram à escola entre os turnos da manhã e tarde. A diretora explica que o motivo é a liberação inicial apenas para metade dos alunos entre 4 e 5 anos e do 9º ano do Fundamental. Veridiana Brustolin, 41 anos, considera que a proximidade com o estudante traz qualidade no aprendizado.
— Temos poucos alunos em formato remoto. Alguns estão apenas esperando os avós serem vacinados para voltarem. Nada substitui o encontro presencial onde nós conseguimos orientá-los de perto — diz.
O aluno que ficar em casa receberá vídeos e atividades de forma online. Quem tiver dificuldade com acesso à rede, poderá retirar materiais impressos nas escolas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3261 -6940, na Secretaria de Educação de Farroupilha.
Na rede municipal de Caxias, o ano letivo recomeça nesta sexta-feira (19) de forma remota e segue até o dia 12 de março por meio de estudos monitorados não presenciais para estudantes do Ensino Fundamental e para a Educação Infantil. As entregas de atividades (digitais e/ou físicas), conforme a realidade e a possibilidade de cada escola, ocorrem nos dias 25 de fevereiro e 4 de março. No dia 15, se inicia o presencial escalonado. Na rede estadual de ensino, as aulas iniciam-se em março, com ensino remoto programado para o dia 8 e presencial para dia 15, segundo na 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange municípios da Serra.