Depois de filas se formarem novamente na tarde de segunda-feira (22) na tenda covid, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, o antigo Postão de Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde reforça que o primeiro atendimento de quem está com sintomas do coronavírus deve ser feito nos postos de saúde. A orientação é que os pronto atendimentos sejam procurados apenas em casos de agravamento da doença ou caso o paciente não consiga ser atendido na Unidade Básica de Saúde.
Conforme a secretaria, esses procedimentos são necessários para agilizar os atendimentos e cerca de 80% das pessoas que têm buscado atendimento nas tendas apresentam sintomas leves.
Confira abaixo quando procurar atendimento na rede pública e em alguns planos da rede particular.
Rede pública
Posto de saúde: a orientação é ir para uma Unidade Básica de saúde para o primeiro atendimento em caso de sintomas leves, como tosse, coriza, febre, dor no corpo e dor de cabeça. Se necessário, o paciente será encaminhado para realizar o teste de covid-19 e já sai da consulta com o agendamento.
UPAs: os pacientes que apresentarem piora nos sintomas após a consulta no posto de saúde ou que sentirem falta de ar devem procurar atendimento em uma das tendas, junto à UPA Central ou junto à UPA Zona Norte. Quem não conseguir consulta em postos de saúde também pode ir às tendas.
Unimed
A orientação é que nos primeiros sintomas, os beneficiários já procurem o hospital de campanha, junto ao Hospital da Unimed (Rua Carlos Bianchini, 1.744, bairro Marechal Floriano). Só na segunda-feira foram feitos 325 testes, um recorde desde o início da pandemia. O médico Vinícius Lain diz que a situação é muito crítica no momento e que é importante ter o diagnóstico cedo para que se possa oferecer os tratamentos possíveis e evitar a internação. Além disso, esse procedimento permite o rastreio de contatos e o isolamento para evitar a disseminação da covid.
Fátima
Os beneficiários com sintomas gripais devem entrar em contato pelo fone 0800 722 8333. No telefone, vão receber orientações específicas sobre como proceder, já que há uma equipe técnica voltada para orientação e telemonitoramento. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h45min, junto ao Complexo Fátima Saúde (Av. Júlio de Castilhos, 2.307 – antigo DelMese). A operadora também conta com uma equipe que realiza atendimentos domiciliares quando há necessidade, principalmente para beneficiários que fazem parte de grupos de risco.
Círculo
A orientação é primeiro ligar para no 0800 723 1225. A partir dessa conversa, o médico vai orientar se a pessoa deve permanecer em casa observando o sintoma, se deve usar algum medicamento ou se deve procurar o Hospital do Círculo (Rua General Arcy da Rocha Nóbrega, 421, Jardim Margarida). No caso de necessidade de atendimento hospitalar, ele ocorre na área externa voltada às síndromes respiratórias.