A Universidade de Caxias do Sul (UCS) se mobiliza para colaborar no processo de vacinação contra a covid-19. A instituição deve receber até o fim do mês um ultrafreezer, com capacidade para alcançar até -86ºC. Com isso, será possível armazenar imunizantes que exigem baixíssimas temperaturas, caso da vacina da Pfizer e da Biontech, que precisa ser mantida a -70ºC.
A previsão é que ultrafreezer chegue a Caxias em 27 de janeiro. Ele tem capacidade para 728 litros e, considerando que a vacina seja fornecida em uma apresentação similar a amostras, o equipamento pode armazenar cerca de 46 mil frascos.
O custo da aquisição foi próximo a R$ 120 mil. De acordo com o reitor Evaldo Kuiava, o valor será pago com recursos da universidade, mas existe a possibilidade da instituição obter apoio financeiro da iniciativa privada. O professor destaca que essa ação da UCS reforça o compromisso com a região.
A instituição e a prefeitura de Caxias negociam para que a estrutura da universidade seja utilizada na campanha de imunização. Caxias deve receber cinco mil doses para uma primeira etapa de vacinação, prevista para iniciar na semana que vem caso ocorra aprovação da Anvisa. A prefeitura garante que o município está preparado para começar a vacinação assim que os frascos chegarem à cidade.