Caxias do Sul deverá receber, na próxima semana, cerca de 5 mil doses da vacina para covid-19, segundo o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que participou de uma reunião com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quinta-feira (14). Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra na manhã desta sexta-feira (15), Adiló afirmou que esta é uma expectativa a partir de um cálculo feito com base na população de cada município. O número será oficializado apenas na segunda-feira (18), quando a prefeitura de Caxias fará uma coletiva de imprensa para explicar de que forma ocorrerá a vacinação na cidade.
Segundo Adiló, os critérios do Ministério da Saúde serão seguidos rigorosamente. Serão vacinados primeiramente os profissionais da saúde e, depois, idosos que estão em casas asilares. Caso a Anvisa aprove a liberação emergencial, Caxias receberia a quantidade na quarta-feira (20), dia que deve iniciar a vacinação em todo o Brasil.
— Se chegarem as 5 mil doses, daria para todo o grupo de profissionais da saúde e idosos de casas asilares, porém são duas doses. Então, se vier o conjunto para duas aplicações, serão 2,5 mil pessoas contempladas, já que a segunda dose se faz 14 dias depois. É possível que segunda-feira pela manhã já saibamos quantas doses virão exatamente — adianta o prefeito, afirmando ainda que há a possibilidade de outras 30 mil doses serem enviadas ao município no próximo mês.
Em abril, a vacinação para a covid-19 se somará à imunização da gripe:
— Acredito que antes do final de abril nós não poderemos baixar a guarda. Teremos que continuar com todo o cuidado e rigor. Para atingirmos no mínimo 50% da população imunizada, isso deve avançar o mês de abril. Em maio já teremos o início da vacinação da gripe, então serão duas logísticas que terão que se encontrar e trabalhar simultaneamente. A população não pode deixar os cuidados de lado, esse vírus não é brincadeira.
Vacinação será em nove postos de saúde
Ainda conforme o prefeito de Caxias, nove postos de saúde serão referência para a vacinação - os escolhidos serão anunciados na coletiva de segunda-feira. Adiló ainda adianta, sem dar detalhes, que espaços da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e os pavilhões da Festa da Uva poderão ser utilizados para a vacinação.
Pelo menos 91.369 caxienses estão no público-alvo da vacinação da covid-19. O número é do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Data SUS), sistema do Ministério da Saúde que reúne dados de controle vacinal em todo o país.
Confira a entrevista na íntegra: