A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, disse que Caxias do Sul está 100% organizada para iniciar a vacinação da covid-19 no dia em que a cidade receber as doses. Nesta quinta-feira (14), ela participou de reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, juntamente com o prefeito Adiló Didomenico e da vice-prefeita Paula Ioris, além de outros prefeitos do país. Conforme o ministro, havendo a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacinação irá começar no dia 20, quarta-feira. Na próxima segunda-feira (18), haverá uma coletiva de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para detalhar como será a vacinação.
- Todas as diretrizes vêm do Ministério da Saúde. A expectativa é de que as vacinas já comecem a chegar na semana que vem e a imunização vai se dar de acordo com os critérios estabelecidos pelo plano do ministério, primeiramente no grupo de risco. O primeiro grupo do grupo de risco é o de idosos em casas asilares e profissionais da área de saúde. Depois, são idosos acima de 80 anos. Em seguida, os de 79 a 75 e aí vai seguindo. Esse detalhamento será repassado na segunda-feira - informou Daniele.
Ela destaca que o ministro fala no dia 20 para o início, mas a data está condicionada à aprovação do registro temporário da Anvisa. A expectativa é de essa decisão ocorra no domingo.
- Concedendo essa licença de uso emergencial, a Anvisa vai começar a distribuir as doses nos Estados e os Estados irão repassar para os municípios para começar a vacinação no dia 20 - explica Daniele.
Os imunizantes que estão em análise pela agência regulatória nacional são os da AstraZeneca (2 milhões de doses, vindas da Índia) e a CoronaVac (6 milhões). A secretária informa que o lote inicial que será distribuído pelo ministério é de 8 milhões de doses e que será proporcional ao número de pessoas do grupo de risco a serem vacinadas.
- A gente não sabe quantas doses vamos receber, não tenho esse número. Mas será um quantitativo proporcional, que não vai ser grande. Mas, aos poucos, eles têm uma programação de entrega de vacinas e uma expectativa boa de até a metade do ano estar vacinando todo o grupo de risco - diz.
A secretária afirma que se as vacinas chegarem no dia 20, a campanha na cidade terá início no mesmo dia.
- À medida em que as vacinas forem chegando, vamos automaticamente vacinando a população, irá desencadear todo esse planejamento que, na segunda-feira, vamos detalhar. Caxias está 100% preparada para imunizar a população à medida em que as doses forem recebidas.
Ela diz que o armazenamento é em câmaras de vacina normal, "como se fosse uma geladeira, só que com algumas outras especificações técnicas, que já temos em praticamente todas as unidades básicas de saúde e na Secretaria de Saúde." Daniele fala também sobre o receio das pessoas de se vacinarem e afirma que confia na ciência.
- A gente tem provas suficientes de que devemos confiar nas pessoas que trabalham com pesquisas, tanto de medicamentos quanto de vacinas. Tenho certeza de que tudo foi desenvolvido com muita responsabilidade.