A macrorregião Serra Gaúcha poderá permanecer na bandeira vermelha por mais uma semana, segundo o mapa preliminar da 36ª semana do Distanciamento Controlado. Na atualização desta sexta-feira (8), o Comitê de Dados fechou a média ponderada em 1,61 — na última semana havia sido 1,49. A nota para regressar à laranja precisa estar abaixo de 1,5.
Entre os motivos alegados pelo Comitê para manutenção da região em classificação de alto risco para contágio está o crescimento nas hospitalizações por covid-19. Em uma semana houve o salto de 88 para 259, alta de 194% - a terceira pior região neste indicador. A macrorregião ainda tem outros cinco categorias em bandeira preta, a principal é de leitos de UTI livres para cada ocupado. A média está melhorando semanalmente, mas ainda longe do ideal. Nesta ficou em 0,8 leito de alta complexidade livre para cada um ocupado. O Estado ainda prevê mais 40 mortes ocasionadas por covid-19 na semana de 19 a 25 de janeiro.
Por enquanto, 14 município estão na regra zero hospitalização e nenhum óbito, assim podem adotar critérios da bandeira laranja: Alto Feliz, Boa Vista do Sul, Campestre da Serra, Coronel Pilar, Feliz, Guabiju, Linha Nova, Nova Araçá, Nova Pádua, São Jorge, São José dos Ausentes, São Vendelino, Vale Real e Vista Alegre do Prata,.
No geral, apenas duas regiões estão em bandeira laranja no Rio Grande do Sul: Ijuí e Santa Rosa. As demais estão classificadas como de alto risco.