O primeiro mapa preliminar do Distanciamento Controlado de 2021 traz, novamente, a classificação de risco alto para a maior parte do Rio Grande do Sul. É o que ocorre com a Macrorregião da Serra, no mapa desta 35ª rodada, divulgado sexta-feira (1° de janeiro). A região de Bagé volta à bandeira preta, depois de duas rodadas em que foi classificada em vermelha e laranja, respectivamente.
Conforme o relatório do governo do estado, os registros de hospitalizações confirmadas para covid-19, registradas nos últimos sete dias (25 a 31 de dezembro de 2020), reduziram em 44%, passando de 157 para 88 na macrorregião de Caxias do Sul. No caso de leitos clínicos, o número de pacientes reduziu de 205 para 152, uma baixa de 26%. E, com relação aos internados por covid-19 em leitos de UTI, houve suave queda de 2%, passando de 136 para 133 pacientes.
A partir destes dados, o relatório justifica: "Portanto, com as variações nos números de internados e na velocidade do avanço da doença, os três indicadores macrorregionais que mensuram número de pacientes internados em UTI (por Síndrome Respiratória Aguda Grave ou covid-19) e de internados em leitos clínicos (covid-19) obtiveram bandeira amarela".
No entanto, o relatório destaca ainda que, com o aumento do número de hospitalizações por covid-19 para cada 100 mil habitantes e a projeção de óbitos seguindo em alto risco, estes indicadores foram classificados em bandeiras finais vermelha e preta, respectivamente.
Aqui na região, registrou-se no mesmo período, 7,42 novas hospitalizações por covid-19, para cada 100 mil habitantes. E, por conta do registro de 63 óbitos nos últimos sete dias, houve aumento de 19% em relação aos contabilizados na semana anterior (53 óbitos). Nas três últimas semanas, ocorreram 158 óbitos, em decorrência de complicações do coronavírus, na região.
O documento aponta ainda, que no indicador de Ativos sobre Recuperados, a região registrou 3.481 ativos e 13.569 recuperados e a razão entre as duas variáveis ficou em 0,26, uma melhora em comparação a mensuração anterior, que estava em 0,42, o que confere à região bandeira laranja neste indicador.