Uma equipe da prefeitura de Bento Gonçalves trabalha para que a duplicação nos dois sentidos do trecho da BR-470, entre o município e Carlos Barbosa, saia do papel. Nesta quarta-feira (13), há uma reunião presencial entre os representantes do poder Executivo da cidade e gestores do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), na sede do órgão federal em Porto Alegre. O foco da solicitação são 23 quilômetros que ligam as duas cidades. O trecho é de importância fundamental para acesso de trabalhadores de grandes empresas da região, além de ser necessário para escoar a produção local. Outra questão é o acesso de turistas pelo mesmo trajeto.
O secretário de Governo de Bento, Henrique Nuncio, diz que são registrados congestionamentos na rodovia. A passagem concentra circulação de funcionários somada à problemática de uso de veículos pesados, necessários para transportar os materiais produzidos na região. De acordo com Nuncio, o Dnit trabalha com a prioridade de conclusão da ponte da Guaíba em Porto Alegre.
— Estamos intermediando para que seja agilizado. Sabemos que a principal obra do Dnit agora é a finalização da ponte do Guaíba, mas queremos que a duplicação seja a próxima urgência, que entre como preferência do departamento a execução desse projeto.
O valor para as obras ainda é desconhecido.
— A parte executiva não foi passada ainda. Estamos nos inteirando do projeto executivo realizado pelo Dnit. Não sabemos ainda os detalhes sobre que tipo de obra precisa ser realizada. Até agora nos foi passado apenas um estudo inicial — cita.
A prefeitura já procurou o deputado Lucas Redecker (PSDB) com a intenção de que a bancada gaúcha em Brasília possa prever emendas para a futura obra na rodovia.
— Quando soubermos quanto custa a obra e qual a disponibilidade do departamento, poderemos tentar agilizar uma emenda para agilizar e até antecipar. Que seja uma prioridade da bancada gaúcha — diz Nuncio.
A BR-470, neste trecho, foi federalizada em 2015.