Produtor rural de Caxias do Sul, André Turella doou mais de 10 toneladas de pêssego ao Banco de Alimentos da cidade. Os frutos plantados no distrito de Fazenda Souza perderam o valor comercial quando foram atingidos pela geada em 2020 - o fenômeno provocou perdas de 95% na produção de Turella. A perda ocorreu porque a fruta ficou com uma deformação, que impactou na aparência dos pêssegos, e comprometeu as vendas.
A qualidade do fruto, contudo, não é afetada, segundo Turella, explicando ainda que as frutas foram vistoriadas por técnicos da Emater. A sugestão de doação, inclusive, partiu da Emater e foi aceita por Turella.
O Banco de Alimentos de Caxias atende a 101 instituições cadastradas e oferece aproximadamente 8 mil refeições diárias. A diretora da Segurança Alimentar, Cristina Gregoletto, ressalta que parcerias entre Banco de Alimentos e os produtores são muito importantes.
— Esse alimento que não tem valor comercial pode ser distribuído para milhares de pessoas — aponta ela.
O secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto, enalteceu a atitude do agricultor:
— Para o produtor causa prejuízo, mas a doação faz com que muitas pessoas sejam beneficiadas, pois a qualidade do produto para o consumo é a mesma. Incentivamos que outros produtores, com problemas idênticos, procurem o Banco de Alimentos e façam a doação para que possamos ajudar as famílias que não têm meios para comprar.
Como doar
Quando o produtor quiser doar, servidores da Secretaria de Agricultura são cedidos para ajudar na colheita e no transporte até o Banco de Alimentos. Basta contatar pelo telefone (54) 3211.5943, WhatsApp (54) 9 8429.6291 ou e-mail bancodealimentos@caxias.rs.gov.br.