Pouco mais da metade das doses da vacina contra o coronavírus que estão em Caxias do Sul já foram aplicadas, segundo a prefeitura. Foram, até essa semana, 3.327 pessoas, entre profissionais de saúde, idosos que vivem em asilos e funcionários dessas casas asilares que receberam a CoronaVac. O cronograma de vacinação segue até o final da próxima semana, quando devem acabar as 2.673 doses restantes. O município recebeu a primeira remessa com 6 mil vacinas na última terça-feira (19). No mesmo dia, as doses foram encaminhadas aos hospitais e para os serviços de urgência e emergência.
No dia 20, os idosos que vivem em asilos começaram a ser vacinados contra o coronavírus. São, segundo a prefeitura, 1,5 mil pessoas entre os idosos residentes e os servidores das casas lares. A vacinação é feita pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Eles foram capacitados e vão até as casas asilares, fazem a vacinação dos idosos e também dos profissionais que lá trabalham.
A diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni, ressalta que a vacinação tem sido tranquila:
— Até o momento não tivemos notificações a respeito de reações provocadas pela vacina. A nossa equipe está atenta para monitorar os casos.
Ela acredita que até a sexta-feira (29) as doses devam terminar, com a imunização de 6 mil pessoas do grupo prioritário:
— No momento há prioridade dentro das prioridades. A escolha respeita critérios do Ministério de Saúde, o que é importante esclarecer: os profissionais de saúde estão na linha de frente e precisam ser imunizados. Os idosos que vivem em casas asilares são mais suscetíveis, têm problemas de saúde e, se contaminados, têm maior chance de precisarem de leitos hospitalares e infelizmente de não resistir. Essas são as prioridades.
Sobre a chegada de novas doses, Juliana ressalta que o município não tem informações sobre quando e quantas doses devem ser enviadas para Caxias do Sul.
— Assim que as doses chegarem, a comunidade será alertada. Não há vacinas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou clínicas particulares. Esse alerta é para que ninguém caia em golpes — frisa ela.
Público prioritário
O público prioritário, incluindo as quatro fases da campanha, para receber as duas doses da vacinação contra o coronavírus em Caxias do Sul gira em torno de 100 mil pessoas. Isso significa que a cidade precisa, no primeiro momento, de 200 mil doses do imunizante, já que cada um precisa de duas aplicações. Em Caxias, o primeiro vacinado foi Gilmar Padilha Flores, 58 anos, médico e servidor público há 30 anos. Nesta primeira fase, a vacina será dada aos profissionais da linha de frente, aos idosos que vivem em casas asilares a aos profissionais que trabalham nos asilos. Os demais grupos, ainda sem data para vacinação são: idosos com 80 anos ou mais e idosos de 75 a 79 anos. A imunização para este público só será feita quando chegarem mais doses das vacinas.
Alerta
Em Caxias, denúncias devem ser feitas pelo Alô Caxias (telefone 156), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras demandas não ligadas à vacinação deverão ser, prioritariamente, encaminhadas por meio do site da prefeitura (sac.caxias.rs.gov.br).
Quem pode se vacinar
Com o número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização (6 milhões em todo o país, 340 mil no RS), a prioridade para receber as doses é dos profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com coronavírus, idosos que vivem em lares de longa permanência ou acima dos 75 anos e indígenas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para demais pessoas previstas nos grupos prioritários.