A expectativa é que a vacinação contra o coronavírus comece na terça-feira (19) em Caxias do Sul. Inicialmente, apenas profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a covid-19 serão vacinados. As doses não estarão disponíveis para quem não é do grupo prioritário que integra essa primeira fase. Isso significa que não haverá vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), neste momento.
A vacina começa com os profissionais de saúde da linha de frente. Depois, serão imunizados idosos que vivem em casas asilares e servidores desses asilos. Em seguida, os idosos de 80 anos ou mais (nas UBSs, mas apenas quando as vacinas estiverem disponíveis para esse grupo) e, depois, idosos de 75 a 79. O cronograma seguirá de acordo com o número de doses e será anunciado quando cada grupo deverá procurar o ponto de vacinação e o local que está à disposição.
Confira abaixo algumas perguntas e respostas e esclareça suas dúvidas sobre a primeira fase da vacinação em Caxias do Sul. As informações foram repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em coletiva de imprensa na manhã desta segunda.
Perguntas e respostas
Quando inicia a vacinação?
A data prevista pelo Ministério da Saúde é dia 20 de janeiro (quarta-feira). Em Caxias do Sul, depende da chegada das doses, o que pode ocorrer entre esta segunda (18) ou terça-feira (19). A expectativa é que comece na terça.
Qual a população-alvo desta primeira fase da campanha?
Trabalhadores da saúde e pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Os servidores da linha de frente são médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, recepcionistas e demais profissionais que atuam no combate à pandemia seja em hospitais, unidades de pronto-atendimento, Samu e demais serviços. Quem irá definir quais os servidores serão vacinados são as instituições onde cada um deles atua, levando-se em conta que estejam no grupo prioritário.
Por que há definição de grupos prioritários?
Para proteger as pessoas mais vulneráveis da sociedade (inclusive aquelas que não podem receber a vacina por questões de doença).
Quais conceitos auxiliam na definição de grupos prioritários de vacinação?
Manter atendimentos essenciais em funcionamento; vacinar as pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença ou com mais risco de vida; imunizar o maior número de pessoas para garantir proteção aos grupos vulneráveis que não podem receber a vacina.
Quais são os profissionais de saúde priorizados para vacinação?
Diante das doses disponíveis para distribuição inicial e da estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse grupo. Assim, segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se a seguinte ordem, conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local:
- Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as 6 milhões de doses;
- Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos;
- Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19;
- Demais trabalhadores de saúde.
Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação. Entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.
Quantas vacinas serão disponibilizadas em Caxias?
Ainda não há essa informação. O Ministério da Saúde fará a distribuição proporcionalmente à população do Estado/ cidade/ grupo a ser vacinado.
Quais vacinas estarão disponíveis?
Inicialmente, serão oferecidas pelo Ministério da Saúde as vacinas Coronavac, do Instituto Butantan, e AstraZeneca/Univesidade de Oxford. Outras poderão estar disponíveis mas, até o momento, somente essas duas solicitaram o registro para uso emergencial junto à Anvisa.
Será possível escolher com qual vacina serei imunizado?
Não.
Já há data para a segunda fase da vacinação?
Não, mas será informada nos canais de comunicação da prefeitura e também por meio da imprensa. A data dependerá da remessa de vacinas pelo governo federal.
Onde ocorrerá a vacinação?
Na primeira etapa, será nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e nas ILPIs. Nas etapas seguintes, os locais serão informados oportunamente.
A pessoa será vacinada com quantas doses?
A Coronavac e a AstraZeneca são aplicadas em duas doses.
Como saber quando será a segunda dose?
Será informado no ato da vacinação. Também é possível baixar o aplicativo Conecte SUS, que trará o registro da vacina utilizada, doses ministradas, além de alerta da data para segunda dose.
Haverá vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)?
Na primeira fase, não. A prefeitura divulgará quando for ofertado nesses locais.
Haverá algum Dia D de vacinação, a exemplo do que ocorre com outros tipos de imunização?
A Secretaria da Saúde prevê essa possibilidade mas, caso ocorra, será confirmada em momento oportuno.
Quem for vacinado poderá deixar de usar máscara?
Não. A máscara deverá continuar sendo usada, bem como deverão ser mantidos os hábitos de higiene e evitadas as aglomerações, até que haja nova orientação de saúde.
Quem não deve tomar a vacina?
Menores de 18 anos de idade (o limite de faixa etária pode variar para cada vacina de acordo com a bula), gestantes, pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina contra a covid-19, pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente da(s) vacina(s).
A vacina é segura?
As vacinas serão ofertadas com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Onde buscar informações?
Nos canais oficiais do Ministério da Saúde (incluindo o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19, de 18 de janeiro de 2021), da prefeitura de Caxias do Sul, da Secretaria Municipal da Saúde e do governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Qual o contato para informações e denúncias?
Alô Caxias (telefone 156), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras demandas não ligadas à vacinação deverão ser, prioritariamente, encaminhadas por meio do site da prefeitura (sac.caxias.rs.gov.br). Se houver grande demanda de ligações pode haver demora para atendimento. A prefeitura estuda outras possibilidades para viabilizar a prestação de informações ao cidadão.