A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) espera receber entre esta segunda-feira (18) e terça-feira (19) doses da vacina da covid-19. Um motorista já está de sobreaviso para buscar as doses assim que o governo do Estado sinalizar que é possível a retirada. Depois disso, os municípios serão os responsáveis por buscar o material na sede da 5ª CRS, em Caxias do Sul. O número de vacinas para a região ainda não foi confirmado oficialmente.
Como a previsão é de poucas doses devido à baixa disponibilidade no país e de retirada rápida por parte das prefeituras, a coordenadora regional de Saúde, Luciana Menegotto, acredita que não haverá dificuldade para guardar as vacinas, mas pontua que existem 12 câmaras frias para serem utilizadas para o armazenamento se necessário. Além disso, segundo ela, um acordo permite que a Secretaria da Saúde de Caxias forneça apoio caso o espaço da coordenadoria se esgote.
As equipes da 5ª CRS fazem também um treinamento, que será estendido às equipes municipais, para utilizar o novo sistema de registro dos vacinados. Luciana aponta que haverá um processo bastante rigoroso de cadastro dos pacientes imunizados.
A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde abrange 49 municípios. As doses serão divididas de acordo com os grupos de risco. Até o ano passado, eram quase 27 mil profissionais da saúde na região – mas nem todos estão na linha de frente do combate à covid — e 261 indígenas. O número de idosos com mais de 75 anos é de 36 mil, com base em dados de 2010, os mais recentes utilizados pelo Ministério da Saúde. Os idosos em casas asilares são 1.850.
Municípios se organizam para aplicação da dose
Será responsabilidade das prefeituras fazer efetivamente a imunização. Municípios importantes da Serra já encaminham o processo.
Em Bento Gonçalves, a secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, diz que tudo está pronto para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem. Para os profissionais de saúde, a imunização neste primeiro momento será na UPA e na Unidade Central. A Secretaria da Saúde tem um cadastro e vai fazer a conferência para garantir que eles fazem mesmo parte do grupo prioritário. Para os moradores de asilos, uma equipe vai se deslocar até cada um para fazer a aplicação da dose. São 12 Instituições de Longa Permanência de Idosos em Bento.
Já em Farroupilha, a Secretaria da Saúde faz uma reunião final nesta manhã para ajustar como será o plano de imunização. Em Flores da Cunha, a vacinação deve começar pela área de atendimento de pacientes com coronavírus montada pela Secretaria da Saúde e depois seguir para o hospital. A aplicação da dose será no local de trabalho dos profissionais. Nenhum dos municípios sabe quantas doses receberá.