Moradores dos apartamentos que fazem parte do projeto Rota Nova de Caxias do Sul receberam a uma escola nova que havia sido prometida para a comunidade. Na quinta-feira (17), a prefeitura entregou a estrutura que atenderá quase 700 alunos alunos divididos em dois turnos para os níveis de ensino Fundamental e Infantil. O loteamento Rota Nova abriga mais de 400 famílias que foram retiradas das margens da Rota do Sul nos bairros Santa Fé e Cidade Industrial.
A Escola Municipal San Gennaro conta com 10 salas de aula para Ensino Fundamental e quatro para a Educação Infantil, com capacidade para atender a 659 crianças. No próximo ano, 250 estudantes que precisam de transporte escolar para ir a escolas distantes já poderão iniciar o ano letivo no novo prédio.
O projeto surgiu em 2011, durante o governo do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e teve as primeiras famílias assentadas em 2017, no governo de Daniel Guerra.
Segundo explica o vice-prefeito, Elói Frizzo, a obra para as moradias ocorreu com verba federal com contrapartida de 20% da prefeitura.
— Foi construída uma adutora para a localidade à época no valor de R$ 6 milhões (para abastecimento de água) e obras de asfaltamento. Agora, entregamos a escola — diz.
Com a entrega da escola, agora fica faltando apenas a construção de um centro social para a comunidade do Reolon, que vai consistir na reforma da antiga UBS da localidade, e na recuperação ambiental das áreas degradadas às margens da Rota do Sol, onde essas famílias residiam quando foram removidas.