A Rua Sinimbu, no centro de Caxias do Sul, vai contar com um esquema especial de trânsito neste sábado (28), último dia de campanha eleitoral. As medidas serão tomadas para manter a segurança e a separação entre os apoiadores das duas coligações, de Adiló Didomenico (PSDB) e Pepe Vargas (PT), após conflitos registrados nesta semana.
Leia mais
1º turno: A uma semana das eleições, movimentação de campanha é tímida no centro de Caxias
Segundo o secretário municipal de Trânsito, Alfonso Willembring, a Rua Sinimbu contará com gradis em frente à Praça Dante Alighieri, restringindo o trânsito a somente duas faixas. Dessa forma, uma coligação poderá ocupar a calçada e a faixa de ônibus da Sinimbu, em frente à Catedral, enquanto os oponentes utilizarão a área junto à praça e às vagas de estacionamento. Além disso, a Rua Dr. Montaury também poderá ser ocupada, em frente à Casa da Cultura por um grupo e próximo ao antigo hotel Reynolds, por outro. As medidas foram definidas em reunião no Cartório Eleitoral nesta quinta-feira (26) e a sinalização para as mudanças será implantada já a partir do cruzamento com a Rua Visconde de Pelotas.
— Nessa última semana houve um certo acirramento de um lado e de outro. Teve uma situação que quase terminou em vias de fato. Com os gradis, os apoiadores não vão para o meio da pista e, se cumprirem com o combinado, não terão contato. Nesta sexta já deve ocorrer essa divisão, mas sem os gradis porque é dia útil — explica Willembring.
A preocupação com a segurança ocorre também porque, além de haver concentração de militantes ao longo de todo o dia, estão previstas carreatas de ambas as candidaturas, com encerramento na praça. Por conta disso, o esquema de trânsito irá vigorar das 7h às 18h. O horário de término foi definido devido à missa que ocorre na Catedral pouco depois. Além das mudanças viárias, a reta final de campanha também terá acompanhamento da Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal.