A chegada de um sistema de baixa pressão atmosférica, associada ao vento quente e úmido que sopra do noroeste, provoca chuva forte e descargas elétricas em parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (9). A instabilidade começa já nas primeiras horas do dia, e se espalha pelo Estado durante o dia.
Na Serra Gaúcha, o dia começa com tempo firme, mas zonas de instabilidade, associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica, provocam pancadas de chuva fracas e isoladas durante a tarde. Esse fenômeno também eleva as temperaturas na região, se comparadas a última segunda (8).
Em Caxias do Sul, o amanhecer foi de céu encoberto, com nebulosidade, mas o sol pode até aparecer entre nuvens durante a manhã. A mínima fica em torno dos 14°C. Em Bento Gonçalves, os termômetros marcam 15,9°C nas primeiras horas do dia. Em Serafina Corrêa, a mínima é de 15,1°C. e em Canela de 14,9 °C. Já em São José dos Ausentes e Cambará do Sul, os termômetros ficam na faixa dos 14°C e em Nova Petrópolis, a temperatura varia de 10°C a 22°C. As máximas não devem passar dos 24°C durante o dia.
Para a quarta-feira (10) há previsão de temporais no RS. Segundo a Somar Meteorologia, tempestades, com possibilidade de queda de granizo, podem atingir a Serra, o Litoral Norte e as regiões norte e noroeste. Nas demais áreas, a instabilidade permanece, com presença de descargas elétricas e precipitações moderadas. Apenas no Litoral Sul o tempo fica firme, com predomínio de sol.
Leia também
Marcopolo lança ônibus mostruário de inovação
Clubes da Serra resistem à proposta da FGF para Divisão de Acesso
Homem é morto com mais de dez tiros em via pública em Veranópolis