A Unidade Básica de Saúde (UBS) no Presídio Regional de Caxias do Sul, que fica às margens da BR-116, entra em funcionamento oficialmente nesta segunda-feira (4). Os atendimentos de enfermagem começaram ainda na semana passada e os médicos devem iniciar ao longo desta semana. O posto atenderá toda a população carcerária, que é de cerca de 500 pessoas atualmente.
A nova unidade contará com um clínico geral, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal. Os profissionais, medicamentos e os insumos necessários são destinados pela Secretaria Municipal da Saúde. Conforme a gerente do posto, Jaqueline Silva de Oliveira, ainda falta montar o consultório odontológico, mas os demais serviços já são prestados. O posto funciona de segunda a sexta, entre 8h e 17h.
Até então, uma médica prestava atendimento uma vez por semana no local e equipes da saúde da mulher atuavam junto à população feminina. Quando havia necessidade de serviços que não podiam ser prestados dentro do presídio, os detentos eram levados para a unidade do Sagrada Família e os atendimentos odontológicos ocorriam na penitenciária do Apanhador.
— A partir de agora, o deslocamento dos presos para qualquer outro atendimento não será necessário. Vamos fazer o atendimento ali. Esse é o objetivo de ter a UBS, para evitar o deslocamento. Nesse período do covid, quanto mais se evita a saída, melhor, porque lá eles não têm circulação do vírus, só pelos funcionários, já que as visitas não ocorrem desde 23 de março — comenta.
A UBS fica no pátio em frente à casa prisional e a construção começou no final do ano passado, com custo de pouco mais de R$ 170 mil. Os recursos foram cedidos pela Vara de Execução Criminal de Caxias do Sul.
A obra chegou a ser prevista ainda para 2017, mas uma série de entraves burocráticos impediu a construção na época. Agora, com a inauguração da nova UBS, as duas casas prisionais da cidade passam a ter posto de saúde.