A 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE) não fechará no ano que vem o turno da tarde na Escola Estadual Professora Ivonne Lucia Triches dos Reis, no bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul . A possibilidade havia sido cogitada no final de outubro e afetaria a única turma do Ensino Médio que funciona na escola. Após protesto dos estudantes, a coordenadoria decidiu manter o atendimento.
Inicialmente, a turma 106 do 1º ano, com 40 alunos, só teria aulas até o final deste ano. O motivo tinha relação com a Escola Municipal Professor Nandi, que ocupa salas da Ivonne desde 2015 e passaria a usar todos os espaços no turno da tarde. Por isso, não haveria como manter no local os alunos da Ivonne. A escola municipal ocupa as instalações do estabelecimento estadual por meio de um acordo de cedência firmado em 2015.
Em nota a 4ª CRE informa que "em conversa realizada entre a Secretaria Municipal de Educação, 4° CRE, escola e CPM, o convênio vigente entre Estado e município está mantido, bem como a continuidade da turma de ensino médio já existente no período vespertino."
O presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) da Ivonne Triches, Emerson Nunes, comemora a decisão e diz que a meta agora é credenciar a escola no Conselho Estadual de Educação para que se possa ofertar o Ensino Fundamental à tarde.
— Desse modo poderemos ter as séries finais — enfatiza Nunes.