Após Caxias do Sul realizar obras de alargamento da estrada que liga o distrito de Vila Oliva a Gramado, o município da Região das Hortênsias também planeja melhorias. A via será uma importante ligação entre o futuro aeroporto de Vila Oliva e um dos maiores destinos turísticos da Serra.
Leia mais
Estrada entre Vila Oliva e Gramado passa por obras de preparação para futuro aeroporto
Conheça as estradas de chão que levarão ao novo aeroporto de Vila Oliva, em Caxias
Estrada de Caxias a Gramado pode ganhar nova ponte caso novo aeroporto seja construído
Conforme o secretário da Agricultura de Gramado, Alexandre Meneguzzo, a estrada vai receber cerca de quatro quilômetros de asfaltamento na região de Linha Furna, Linha 15 de Novembro e do bairro Mato Queimado. As obras estão previstas para o ano que vem e serão realizadas com recursos do município, ao custo de cerca de R$ 5,5 milhões. A prefeitura também planeja o alargamento de trechos da estrada em pontos onde não são necessárias obras de engenharia mais complexas, como detonações. Os investimentos que preparam a estrada de forma definitiva para receber o fluxo de passageiros do terminal, porém, demandam um projeto mais complexo e recursos externos. Por isso, o município prefere aguardar a evolução do projeto para encaminhar soluções concretas.
— Confiamos no aeroporto, mas se vai demorando, temos outras prioridades — afirma o secretário.
Entre o centro de Gramado e o bairro Mato Queimado, na saída da cidade para Vila Oliva, são sete quilômetros de distância, já pavimentados. Com os outros quatro quilômetros previstos para 2020, serão ao todo 11 quilômetros no trecho sob responsabilidade do município.
A estrada passa por alargamento, nivelamento e mudança de traçado em 10 dos 15 quilômetros no lado de Caxias do Sul. A prefeitura não planeja asfaltamento a curto prazo, mas não descarta incluir a via no Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), que prevê a pavimentação de estradas do interior.
Enquanto isso, os dois municípios finalizam um termo de convênio para a troca do piso de madeira da Ponte do Raposo, no limite dos dois municípios. Segundo Meneguzzo, a parceria prevê que Gramado forneça a mão de obra e Caxias do Sul o material para os reparos da estrutura histórica. O trabalho está previsto para os próximos meses.