O sonho de ter uma casa para acolher crianças e adultos por meio de ações sociais une 10 pessoas na zona norte de Caxias do Sul. O grupo voluntário acredita que o espaço é essencial para um projeto de fortalecimento da cidadania e, para isso, é necessário apoio da comunidade. O terreno já está definido, mas falta dinheiro para erguer o imóvel que abrigará a sede da Associação Casa do Bem. A obra substituirá uma velha moradia usada há mais de 20 anos pela Pastoral da Criança, instituição que acompanha a rotina de famílias pobres na cidade.
— Queremos que as pessoas façam o lanche sentadas numa cadeira e numa mesa e não comendo o pão e tomando café de pé por falta de móveis — aponta Susana Casagranda dos Santos, integrante da Associação Casa do Bem.
O primeiro passo para viabilizar o objetivo é a criação de um fundo, pois a obra está orçada inicialmente em R$ 1,5 milhão. As doações, portanto, serão fundamentais. Um dos primeiros a contribuir com a ideia é o palestrante, psicoterapeuta, escritor, cantor e compositor Jorge Trevisol. Ele se dispôs a palestrar gratuitamente na próxima segunda-feira, 13 de maio, no auditório do Colégio São José. Trevisol abordará o tema Motivações para viver melhor em tempos de mudanças. A renda obtida com os ingressos será revertida para a construção da casa (leia mais abaixo).
O espaço atual, na Rua dos Tanoeiros, bairro Santa Fé, está deteriorado pelo tempo e já teve parte da estrutura removida tempos atrás. Como não há outra alternativa, o local continua sendo usado para atividades da Pastoral da Criança, que consistem na pesagem de crianças e no acolhimento de seus familiares. No projeto, que está sendo desenvolvido pela Tuti Arquitetura e Inovações, a velha casa será substituída por uma construção mais moderna. Assim, será possível beneficiar as ações da Pastoral e ampliar atendimentos para os adultos e outras crianças por meio da Casa do Bem.
Conforme Susana, a casa terá duas alas, o que inclui um cantinho do brincar, biblioteca, sala para capacitações e reuniões, escritório, banheiros, cozinha, área de serviço e depósito.
— Teríamos prática de esportes, oficinas para o aproveitamento de alimentos. Enfim, será uma casa para a toda a área norte de Caxias — sonha Susana
Em tempo: a Pastoral da Criança atende cerca de 1,7 mil crianças na cidade, trabalho realizado por 152 líderes voluntárias.
PARTICIPE E CONTRIBUA
:: Jorge Trevisol fará palestra às 19h30min da próxima segunda-feira, 13 de maio, no auditório do Colégio São José.
:: O ingresso custa R$ 45 e pode ser adquirido no site sympla.com.br ou diretamente com Susana Casagranda dos Santos, pelo telefone (54) 99989-4443.
:: A renda obtida com os ingressos será revertida para o projeto da Associação Casa do Bem.