Com a assinatura de um termo de aceite de financiamento na terça-feira (16), a prefeitura de Bento Gonçalves prevê para o fim de maio a contratação do empréstimo que possibilitará a construção de um túnel na BR-470. A Caixa Econômica Federal deve financiar R$ 18 milhões. A previsão é que R$ 15 milhões sejam aplicados na passagem subterrânea e o restante será usado para fazer o asfaltamento em uma estrada rural e cinco ruas da cidade.
Os projetos já estão encaminhados junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb). Após a contratação do empréstimo, ainda será necessário abrir as licitações. Ainda assim, a prefeitura prevê que as obras comecem no início do segundo semestre.
A passagem subterrânea e outras intervenções viárias serão feitas no acesso norte à cidade e facilitarão o deslocamento no sentido Leste-Oeste. Hoje, os motoristas têm de cruzar a rodovia para acessar o bairro São João, mesmo com o tráfego acentuado no deslocamento entre Bento e Veranópolis.
As vias que serão pavimentadas com o empréstimo são a Estrada Rural Linha Ferri e as ruas Beatriz Dall'Onder, Giacomo Baccin, Dante Larentis, Arthur Schlichting e Pernambuco.