Assim como acontece no Hospital Geral, em Caxias do Sul, outra cidade da região passou a permitir visitas de animais de estimação a pessoas internadas. É o que acontece em Bento Gonçalves, no Hospital Tacchini: após a aprovação da lei que permite a visita, a instituição já realizou o primeiro encontro entre paciente e pet.
Todo paciente ou acompanhante que tiver interesse deve manifestar seu desejo junto à equipe assistencial e obedecer a alguns requisitos estabelecidos na lei e pelo próprio hospital. No Hospital Tacchini, a ação é coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. A médica infectologista Nicole Alberti Golin lembra que todos os casos são avaliados individualmente.
— Como premissa, estabelecemos que as visitações apenas serão liberadas para pacientes que estão no hospital há pelo menos 30 dias, sem previsão de alta breve, ou que estejam em cuidados paliativos. Mas mesmo assim, se não houver condições, não poderemos expor o paciente a fim de não prejudicar sua recuperação — explica.
Para ter acesso ao hospital, o pet deve ser de pequeno porte, ter carteira de vacinação atualizada, laudo veterinário constatando estar saudável e comprovante de banho em pet shop nas 24h anteriores à data da visita. A primeira visita ocorreu em fevereiro. O paciente, que tinha dificuldades de deslocamento, recebeu a visita no próprio leito.