No mesmo dia em que publicou edital para reformar e ampliar o Pronto-Atendimento 24 horas, Postão, a prefeitura de Caxias do Sul também anunciou a reorganização do atendimento médico no local.
Equipes das secretarias de Saúde e de Recursos Humanos e Logística realizaram um estudo e identificaram os horários em que a procura pelo serviço no Postão é maior: em dias de semana, das 8h às 20h. Com base no resultado, a prefeitura readequou as escalas de trabalho dos mesmos profissionais que já atuam no serviço para atender a demanda nesse horário de pico. A medida começa a valer a partir de segunda-feira.
Durante o dia, de segunda a sexta-feira, haverá quatro clínicos gerais, dois pediatras, um médico para monitorar os pacientes que estão em observação e um psiquiatra atendendo. À noite, dois clínicos e dois pediatras. Nos finais de semana serão três clínicos, dois pediatras, um médico na observação e um psiquiatra, de dia, e dois clínicos e dois pediatras à noite.
No total, o quadro do PA é composto por 40 clínicos gerais, sete médicos para os pacientes em observação, quatro médicos volantes (espécie de reservas, que cobrem afastamentos dos titulares da escala) e 24 pediatras.
Também nesta manhã, um edital publicado no Diário Oficial do município abriu processo de licitação para reforma e ampliação do prédio do Postão. A ideia é adequar o espaço físico para transformar o PA em uma Unidade de Pronto-Atendimento, UPA.