É preciso tempo e paciência para encaminhar o Plano de Prevenção e Poteção Contra Incêndios (PPCI) em Caxias do Sul. A longa espera por atendimento no Corpo de Bombeiros e a complexidade da legislação fazem com que muitas pessoas enfrentem a fila repetidas vezes.
Uma alternativa para evitar transtornos é o sistema online Sisbom, implantado na semana passada para encaminhar os planos, o que evita a necessidade de ir até os bombeiros. Mas, no momento, o programa só está recebendo pedidos de alvará para planos simplificados de baixo risco. O sistema só terá capacidade para atender aos pedidos de médio risco em dois meses. Usuários também reclamam da instabilidade do software.
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Segundo o comandante do 5º Comando Regional de Bombeiros, tenente coronel Cleber Valinodo, o fluxo de projetos é muito grande, o que atrasa a análise dos projetos. Até a tarde de sexta-feira, cerca de 680 processos estavam represados, aguardando avaliação.
- A demanda é maior que a nossa capacidade de análise, são quase 100 projetos diários, só perdemos para Porto Alegre no Estado. A defasagem de efetivo é normal na Brigada Militar ou no Bombeiros, mas é claro que se tivesse mais gente o atendimento seria mais rápido. Temos levado efetivo de socorro e combate a incêndio para esse setor para atender o mais rápido possível - garante o oficial.
Na tarde de quinta-feira, a reportagem esteve no setor de PPCI dos bombeiros às 13h40min, dez minutos após a abertura do serviço. O bombeiro responsável pelo atendimento informou que as 70 senhas distribuídas diariamente já teriam esgotado.
Havia a opção de esperar sem senha, mas o atendimento só ocorreria por volta das 19h, ou seja, cinco horas depois. O descontentamento era grande entre as cerca de 30 pessoas que aguardavam. Um rapaz esperava pela confirmação de pagamento via internet.
Um aviso na porta de entrada informava que o sistema estava inoperante, outra reclamação frequente entre os que precisam de atendimento.
- O funcionamento do sistema não depende de nós, fizemos uma reforma na nossa rede de internet para tornar o processo mais eficiente. No entanto, quando cai o sistema não temos o que fazer, pois quem gerencia é o comando em Porto Alegre - justifica o comandante.
Dificuldade em todos os setores
Prevenção
Espera é longa para encaminhar PPCI em Caxias
Sistema online Sisbom é apontado como alternativa para evitar transtornos
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