Seis cruzamentos de Caxias do Sul irão receber sinaleiras para os pedestres em abril. A ação integra o projeto Travessia Segura, que começou a ser implantado pela Secretaria de Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade em julho do ano passado. Até agora, dos 60 semáforos com botoeiras previstos para locais considerados de risco, 12 foram instalados.
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A expectativa é de que a instalação dos seis novos equipamentos ocorra após 16 de abril, quando começam as operações do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias). Além destes, mais 12 pontos devem receber a sinaleira até o fim do ano.
A intenção da secretaria é substituir quebra-molas existentes por semáforos com botoeiras. Uma dessas alterações já ocorreu na Rua Professora Angelina Viero, em frente à Escola Abramo Randon, no Madureira.
No entanto, na cidade, existem apenas 10 sinaleiras do tipo "vermelho total", aquele semáforo com tempo exclusivo para os pedestres, em um intervalo que varia entre 15 e 17 minutos, e que garante maior proteção a eles. Esses equipamentos estão instalados no quadrilátero central, formado pelas ruas Vereador Mário Pezzi, Feijó Junior, Tronca e Ernesto Alves.
- Esse sistema traz um prejuízo para o trânsito, mas traz benefícios para os pedestres. Por isso, temos muito critério em colocá-lo em prática - explica o secretário Manoel Marrachinho.
Travessia comprometida
Basta ficar parado alguns minutos na esquina das ruas Feijó Junior e Bento Gonçalves, no bairro São Pelegrino, para ver as perigosas corridinhas dos pedestres que tentam atravessar a rua. Ali, falta tempo exclusivo para o pedestre que opta por cruzar a Bento Gonçalves na faixa de segurança.
A preferência, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é do pedestre, mas, na prática, não é o que acontece. Em um teste de cinco minutos realizado pelo Pioneiro no último dia 18, apenas quatro condutores que faziam a conversão à esquerda deram a preferência a quem estava a pé. No período, 32 pessoas cruzaram a rua.
O gerente administrativo Clóvis Duarte mora a duas quadras do cruzamento e diz que não se sente seguro em fazer a travessia:
- Ficamos na dependência do bom motorista. Acredito que falta uma sinaleira de três tempos.
O secretário Manoel Marrachinho diz que, neste caso, o sistema vermelho total não é eficiente, pois o fluxo de veículos é muito grande. Para o trecho, o secretário diz que está previsto um estudo para retirada da conversão a partir do momento que iniciarem as obras do corredor de ônibus na Bento Gonçalves.
No cruzamento da Sinimbu com a Marquês do Herval, na esquina da Praça Dante Alighieri, a situação é semelhante. A tendência, segundo o secretário, é que, após a implantação do SIM Caxias, seja proibido atravessar a via naquele ponto. Uma das possibilidades é a colocação de um gradil, que impeça a passagem de pedestres.
OPINIÃO
Pedro Pedrosa e toda a família estão muito preocupados. Caxias do Sul conta com apenas 10 esquinas com a proteção ideal para os pedestres, quando o semáforo dispõe de tempo exclusivo para eles e para os cadeirantes. É muito pouco, quase nada, um número insignificante de equipamentos com o chamado vermelho total.
O pedestre e o cadeirante ficam desprotegidos na maciça maioria das esquinas da cidade. Não pode ser assim. A administração municipal precisa definir um plano de proteção ao pedestre e ao cadeirante, e colocá-lo em prática, com ações concretas. Uma cidade que se diferencia pela acessibilidade e proteção para pedestres e cadeirantes é uma cidade mais humana. Não pode haver só 10 esquinas com sinaleiras com tempo exclusivo. Essa performance é muito ruim.
Os tipos de sinaleiras
:: Vermelho total: há tempo específico, entre 15 e 17 segundos, para o pedestre fazer a travessia. Enquanto isso, os sinais para os carros ficam fechados.
:: Sinaleira específica para o pedestre: são as sinaleiras com botoeiras. Um exemplo é a que existe em frente ao Colégio São Carlos, na Sinimbu.
:: Em combinação com o sistema veicular: não possuem dispositivo específico para pedestres. Apenas orientam com sinal luminoso quando o semáforo para os veículos está aberto ou fechado.
Pontos com sinaleiras exclusivas para pedestres (com botoeiras)
:: Próximo à Escola Arnaldo Ballvê, bairro Santa Lúcia
:: Rua Professora Angelina Viero, em frente à Escola Estadual Abramo Randon, bairro Madureira
:: Avenida Bom Pastor, bairro Esplanada
:: Rua Francisco Getúlio Vargas, na Universidade de Caxias do Sul
:: Perimetral Norte, próximo ao acesso do bairro Universitário
:: Rua Uruguai, em frente à Escola Luiz Antunes, bairro Jardim América
:: Rua Sinimbu, entre Feijó Junior e Coronel Flores, em frente ao Colégio São Carlos
:: Rua Atílio Andreazza, próximo à Escola Professor Apolinário Alves dos Santos, bairro Sagrada Família
:: Rua Jacob Luchesi, bairro Santa Catarina
:: Rua Júlio Calegari, próximo da Escola Teutônio Vilela, bairro Nossa Senhora das Graças
:: Rua Humberto de Campos, bairro Jardelino Ramos
:: Rua Modesto Dias, próximo à Escola Araci Trindade Rojas, bairro Santa Lúcia
Os seis novos semáforos que serão instalados em abril
:: Perimetral Oeste, próximo à Escola Luiz Covolan
:: Perimetral Sul, perto do acesso da Brigada Militar, bairro Salgado Filho
:: Rua José de Carli, em frente ao Colégio São João Batista, bairro Universitário
:: Avenida Santa Fé, em frente à Escola Angelina Comandulli, bairro Santa Fé
:: Rua Antônio Andrighetti, em frente à UBS, bairro Vila Ipê
:: Avenida Senador Alberto Pasqualini, próximo à Escola Laurindo Luiz Formolo, bairro São Ciro