Foi um corre-corre daqueles na vizinhança da Escola Estadual Dr. Theodósio Rocha Netto, no bairro São José, na tarde de sábado. Um estrondo assustou moradores de casas e prédios ao lado, e muita gente ficou sem entender o que havia ocorrido: havia telhas quebradas sobre o pátio da frente do colégio, que estava fechado. A Brigada Militar (BM) despachou uma equipe pois havia a suspeita de que alguém pudesse ter invadido a escola para roubar. Uma avaliação no sistema de monitoramento por câmeras esclareceu o mistério.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Às 16h20min, um funil de vento se formou no pátio dos fundos da escola e ganhou velocidade. O redemoinho avançou sobre o prédio, arrancou parte do telhado e lançou o material no pátio frontal. Menos de um minuto depois, o redemoinho se desfez.
- Esse vento começou no pátio e levantou as telhas pro ar. O incrível é que foi só no pátio. Não tinha vento além da escola - conta a diretora do colégio, Vera Traut.
A força foi tão grande que pedaços de telhas foram encontrados cravados sobre a grama. Ainda no sábado, a diretora providenciou a compra de 16 telhas. Na tarde e manhã deste domingo, Vera e o marido Robert Traut, além de outras quatro pessoas, trocaram a folga pelo trabalhoso conserto da cobertura. Apenas com material, a escola gastou cerca de R$ 1 mil.
- Precisávamos terminar isso logo pois a previsão é de que haveria chuva no final de semana - diz Vera.
Susto
Ventania que começou e terminou num pátio arranca telhado de escola em Caxias
Danos foram registrados no Colégio Theodósio Rocha Netto, no São José
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: