Duas das três empresas que propuseram a reformulação do entroncamento da RS-453 com a RS-122, na saída para Porto Alegre, aceitaram a parceria para executar a obra. Em reunião entre os diretores das empresas e a prefeitura de Farroupilha, a Tramontina e a Soprano aprovaram o orçamento para modificar o chamado Trevo da Tramontina. A obra tem custo previsto de R$ 3 milhões.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha, Fabiano Piccoli, apenas a Trombini ainda não tomou uma decisão oficial. O assunto deve ser discutido em uma reunião do conselho da empresa, em Curitiba, no próximo dia 20. Se todas concordarem com os valores, a Trombini arcaria com cerca de 45% do custo, seguido de Tramontina, com 35% e Soprano, com 20%. A diferença nos valores se deve a eventuais modificações nos acessos das empresas, não à reformulação do trevo em si.
De acordo com Piccoli, o município propôs contrapartidas, já aceitas pelas empresas, e que devem ser compatíveis aos gastos de cada uma. O secretário ainda não revela, no entanto, o modelo da parceria. As três empresas propuseram pagar a obra para resolver um dos principais gargalos do trânsito na Serra.
O projeto, pré-aprovado pelo Daer, prevê criação de ruas laterais e semaforização para disciplinar o tráfego. O modelo é semelhante ao existente no acesso ao bairro Desvio Rizzo pela RS-453, em Caxias. Se todas as empresas concordarem com a parceria, as obras estão previstas para começar em janeiro.