A empresa Encopav, contratada pelo Daer, paralisou as obras de conserva nas estradas da Serra em abril devido ao atraso no pagamento. A estimativa é de que o Estado deva para a empresa cerca de R$ 1 milhão referentes apenas ao contrato da região.
De acordo com o superintendente regional do Daer em Bento Gonçalves, Ernesto Eichler, o novo contrato com a empresa já foi assinado. O retorno das atividades aguarda apenas a regularização do pagamento, o que é esperado para as próximas semanas devido à chegada de recursos da Cide, destinados a investimentos em infraestrutura. Entre as prioridades para o retorno das obras está o conserto definitivo do buraco em frente à empresa Menon e outros três pontos, como as proximidades da Fras-le, de Nova Milano e na saída de Farroupilha para Caxias. Para isso é necessária a retirada do pavimento atual, drenagem e aplicação do novo asfalto.
Assim que os trabalhos recomeçarem, a ERS-122 deve ser a primeira rodovia da região a ter restauro e roçada de São Vendelino a Caxias. O Daer também está elaborando uma licitação para restauração das ERSs 813, 431, 452 e 448. Para o ano que vem, está previsto um Crema para todas as outras rodovias da Serra não atendidas pelo contrato em vigor. Todas as obras deverão contar com recursos do Banco Mundial.