O secretário municipal de Trânsito de Caxias do Sul, Manoel Marrachinho, divulgou mais quatros pontos que terão semáforo especial para pedestre (SEP).
Até metade de 2016, a expectativa é completar a instalação de 60 equipamentos, sendo que três já foram implantados nos bairros no Bom Pastor, Petrópolis e Santa Lúcia.
Diferentemente do semáforo tradicional, o SEP libera a travessia cinco segundos após ter sido acionado por um botão.
Os novos endereços:
Rua Professora Viero, em frente ao colégio Abramo Randon, no bairro Madureira: a via já possui quebra-molas para controlar a velocidade dos veículos, medida adotada no passado porque havia o temor de atropelamentos de moradores e de estudantes. Como o risco persiste, a secretaria acredita que um semáforo será mais educativo. Com isso, os quebra-molas devem ser retirados da frente da escola.
Perimetral Norte, próximo à rótula de acesso ao bairro Fátima, no Universitário: a velocidade na perimetral é limitada a 60 km/h, mas os motoristas geralmente não respeitam a regra. Além disso, a área possui condomínios e comércio, o que gera grande movimento de pedestres.
Rua Assis Brasil, em frente à Casa da Criança, no bairro Jardelino Ramos: outra via com grande circulação de pedestres, especialmente crianças. A velocidade dos carros também não é compatível, o que obriga a instalação de um semáforo.
Rua Jacob Luchesi, no bairro Santa Catarina: a via registra atropelamentos com frequência. Um dos últimos casos resultou na morte de uma mulher em julho.
Pedestres
Secretaria de Trânsito define mais quatro pontos que terão semáforos especiais em Caxias
Endereços foram escolhidos pelo movimento e pelo volume de acidentes
GZH faz parte do The Trust Project