Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Trânsito tem meta concreta para ampliar a segurança de pedestres fora do eixo central de Caxias do Sul. A implantação de semáforos na frente de escolas, postos de saúde, parques e ruas de grande movimento nos bairros começou em julho, e só deve ser concluída na metade de 2016.
Nesta terça-feira, a secretaria definiu mais quatros pontos que receberão os equipamentos: Perimetral Norte, no bairro Universitário, Rua Professora Viero, no bairro Madureira, Rua Jacob Luchesi, no bairro Santa Catarina, e Rua Assis Brasil, no bairro Jardelino Ramos.
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Segundo o secretário municipal de Trânsito, Manoel Marrachiho, já 16 pontos definidos no total, mas ele não divulga todos os locais porque faltam ajustes.
A intenção é dar guarida para quem circula no entorno de 60 endereços com alto risco de atropelamentos, incluindo perimetrais. É medida educativa, e mais impactante do que as dezenas de quebra-molas reivindicadas mensalmente.
A expansão inclui também semaforização diferenciada no quadrilátero central de Caxias.
Enquanto as áreas afastadas ganham semáforo especial para pedestre (SEP), o Centro terá um sistema conhecido como vermelho total: os sinais de um cruzamento fecham automaticamente para os carros em todos os sentidos, liberando passagem dos pedestres sobre a faixa de segurança sem a necessidade de acionar botões. Conjunto semelhante opera na esquina da Rua Visconde de Pelotas com a Rua Bento Gonçalves, esquina do Colégio Presidente Vargas.
Os bairros que receberão o SEP estão sendo mapeados pela secretaria em parceria com lideranças comunitárias ou diretorias de serviços públicos. Até agora, foram instalados três semáforos no Bom Pastor, Petrópolis e Santa Lúcia. A BR-116, ERS-122 e a Rota do Sol não estão incluídas no plano porque a gestão das rodovias compete ao Governo Federal e ao Estado.
Diferentemente do modelo tradicional, os semáforos especiais são fixados no meio da quadra e não nos cruzamentos como é de praxe. O equipamento não tem sincronia com outras sinaleiras (a chamada onda verde). A vantagem é a acessibilidade: um visor e uma gravação de voz indicam o tempo que resta para a travessia.
- No semáforo tradicional tem que cumprir antes o ciclo da passagem de veículos em ambos os lados. No SEP, não tem que cumprir os ciclos do carro. Após acionar o botão, leva cinco segundos para surgir o sinal vermelho e liberar o verde para o pedestre - resume o diretor de sinalização viária, Rogério Garcia.
A expectativa é instalar de dois a três semáforos por mês, segundo Garcia. O vermelho total no Centro, por sua vez, será ser implantado gradativamente ao final das obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
- No caso do vermelho total precisamos avaliar a relação do fluxo e dos acidentes em cada cruzamento do Centro. Não dá para lançar tudo sem um estudo criterioso porque senão o trânsito trava - argumenta o secretário Marrachinho.
Orçamento
O projeto do SEP foi concebido pela Divisão de Sinalização de Área da Secretaria de Trânsito, reduzindo o custo na contratação de projetistas terceirizados. Os semáforos custaram R$ 850 mil.
Demanda maior
Além dos 60 semáforos especiais já adquiridos, Caxias precisaria ter pelo menos outros 100 equipamentos para os próximos três anos, conforme Rogério Garcia. Hoje, são 220 cruzamentos com semáforos, sendo 95% com sinal para pedestres. A maioria abrange o trânsito central.
Alunos de escolas beneficiadas, por exemplo, são orientados a usar o semáforo. A estudante Lara Franche, 10 anos, aprendeu rapidamente a operar o aparelho na frente da Escola Arnaldo Ballvê, no bairro Santa Lúcia.
- É bem fácil. Tu aperta o botão, espera um pouco e fica verde. Daí tu vai pela faixa, mas tem que olhar antes para os lados - diz a menina.
SEMÁFORO ESPECIAL
Funções:
- Inscrição em braile
- Gravação de voz avisa que o pedestre deve aguardar, esperar e obedecer a sinalização, além de indicar a liberação da travessia.
- Emite bipe cujo ritmo aumenta quando o tempo da travessia está perto do fim.
- Sinal visual para surdos: o desenho de um boneco simula uma corrida, sugerindo mais pressa no passo. Há também régua para contagem regressiva.
Operação:
- Acionado por meio de um botão junto ao poste, o semáforo leva cinco segundos para ficar vermelho para carros e liberar o verde para pedestre. Num semáforo tradicional, a passagem só é liberada após cumprir o ciclo de passagem de veículos, o que pode chegar a 2 minutos de espera.
- O tempo de travessia no semáforo especial é ajustado conforme a quantidade de pedestres que circulam na via e o risco de acidentes (de 12 a 17 segundos ou de 12 a 20 segundos, por exemplo).
- Se apertar o botão uma única vez, o semáforo opera apenas com a régua temporizadora. Se apertar o botão durante três segundos, a máquina aciona todos os outros comandos.