As meninas que concorrem ao título de rainha da Festa da Uva participaram de uma gincana de costumes italianos na tarde da quinta-feira. A convite do Pioneiro, as 20 meninas cozinharam polenta, responderam a um questionário com expressões em talian, aprenderam a fazer dressa com dona Gema, amassaram, cortaram e fecharam os agnoline.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens da gincana
As responsáveis por ajudar as meninas são moradoras de Forqueta, e foram muito bem tratadas pelas jovens candidatas. Nelci Pedron Teixeira, 76 anos, Marlene Maria Perottoni, 60 anos, Marlene Ggarabotto Isoppo, 58 anos, Juvelina Broilo Cappelletti, 71 anos, Clélia Cappelletti Pegalin, 66 anos e a famosa Gema Dal Certo, 69 anos, avaliaram no término de cada atividade se as jovens se saíram bem. O resultado final? As mães de Forqueta deram nota 10 para as meninas.
ENQUETE: vote em quem você acha que deve ser a rainha da Festa da Uva de 2016
INFOGRÁFICO: conheça as candidatas a rainha e princesas
Uma das atividades envolveu o preparo do agnoline, também chamado de capeletti em algumas regiões. A maior dificuldade das meninas foi para espichar a massa, feita previamente pelas moradoras de Forqueta.
- Elas se cansaram - riu Juvelina.
Depois de espichar a massa, outro grupo foi responsável por cortá-la em quadradinhos, prontos para serem preenchidos pelo recheio. Ficou a cargo das meninas também fechar o agnoline, tarefa que exige destreza e delicadeza.
- Mas fizeram bem - avaliou Clélia.