Desde o início do ano, o Samae autuou 205 usuários por fraudes em ligações de água, em Caxias do Sul. Isso representa uma média de dois consumidores por dia notificados por situação de irregularidade. Em 2014, foram constatadas 519 infrações.
As fraudes são intervenções feitas no hidrômetro, com o objetivo de medir apenas uma parcela do consumo efetivo. Os casos mais comuns são rompimento e inversão do hidrômetro, execução de by pass no hidrômetro, violação do hidrômetro através de um orifício na cúpula e colocação de arame para travar os dispositivos internos do hidrômetro que registram o consumo, acesso por torneira ou registro após o hidrômetro e inserção de um arame para impedir a rotação da turbina do hidrômetro, "T" no cavalete que facilita a intervenção no hidrômetro e ligação clandestina.
A fiscalização intensificou suas ações através da utilização de lacres nos hidrômetros, indício levantado pelos leituristas, análises do histórico de consumo de ligação, além de atividade conjunta com a Divisão de Água e o Programa de Ampliação do Abastecimento e Consumo Consciente (PROAG), combatendo o abastecimento clandestino, por meio da supressão dos ramais clandestinos e implantação de redes de abastecimento e novas ligações.
Segundo o diretor-presidente do Samae, Edio Elói Frizzo, as fraudes contribuem significativamente para aumentar os índices de perdas no sistema de abastecimento.
- Quem frauda compromete o abastecimento de toda a cidade e, dependendo do tipo de intervenção, pode contaminar a rede pública de água. Além disso, não é justo que os bons clientes paguem pelo consumo real e os fraudadores, que geralmente consomem muito mais, não paguem pelo que gastam.
Constatada a irregularidade, o consumidor é autuado e multado de acordo com o tipo de fraude e o tipo de imóvel. Com o registro de ocorrência policial, os responsáveis podem responder uma ação judicial por furto de água.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do telefone 115, plantão 24 horas.
Irregularidades
Samae autua em média dois consumidores por dia por fraudes, em Caxias
Em quatro meses já foram realizadas 205 autuações em ligações de água
GZH faz parte do The Trust Project