A prefeitura de Caxias do Sul garante que tem vacinas contra a gripe para todas as pessoas dos grupos de risco. Eventualmente pode faltar em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), devido à grande procura, mas o município afirma que há doses em estoque suficientes até o fim da campanha.
Os grupos de risco têm 115 mil pessoas e a meta é vacinar 80%, o que equivale a 92 mil caxienses. Até o último levantamento realizado pelo município, na sexta-feira, apenas 48 mil pessoas haviam tomado a vacina, o que corresponde a 42% do total ou 52,17% da meta.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Ignez Bertelli, o melhor índice de vacinação por enquanto está entre os idosos: 51,1% das pessoas com mais de 60 anos foram imunizadas. Em seguida vem as mulheres que deram a luz há menos de 45 dias, com 49,6% da população total já vacinada.
O percentual de crianças vacinadas ainda está baixo (apenas 36,75% do total), assim como de trabalhadores em saúde (27,1%) e gestantes (30,7%). O último levantamento do Ministério da Saúde mostra que das 49,7 milhões de pessoas dos grupos de risco, apenas 29,24% já foram vacinadas no país.
- Houve uma procura maior nos primeiros dias e depois deu uma acalmada. Comparando com o resto do país, estamos bem.
A campanha pode ser prorrogada, mas o Ministério da Saúde deve se manifestar a respeito apenas no fim da semana, quando termina a campanha. O atraso prejudica a eficácia da vacina, já que ela demora 15 dias para fazer efeito. Caso sobrem doses ao final da campanha, elas podem ser disponibilizadas à população em geral.
Saúde
Prefeitura de Caxias garante que tem vacina contra a gripe para cumprir meta
Última remessa foi recebida nesta semana, completando quantidade necessária para atenter aos grupos de risco
GZH faz parte do The Trust Project