Em Brasília, representantes da prefeitura e de empresários de Caxias do Sul ouviram do ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eliseu Padilha, que o governo está convencido de que aeroporto de Vila Oliva é viável. Apesar disso, uma das principais reivindicações, o transporte de cargas, não está garantido. O governo ainda estuda como será a operação do terminal. O encontro ocorreu nesta terça-feira.
Em janeiro, Padilha gerou uma polêmica ao declarar que o aeroporto de Vila Oliva será apenas para passageiros. Para convencer o governo, a comitiva caxiense apresentou dados sobre a necessidade de que o terminal ofereça a possibilidade de transporte de cargas. O dossiê elaborado pela CIC mostra que das 3 milhões de toneladas de produto movimentadas por Caxias do Sul ao ano, 30% poderiam ser levadas via aérea, o que não acontece devido à logística atual.
Além disso, aponta que 8% do que é produzido no município é enviado para o exterior e 65% tem como destino outros Estados do país. Em valores, o volume de cargas embarcado em Caxias representa um faturamento de US$ 20 bilhões por ano. Outro aspecto abordado foi a deficiência do Estado em relação a aeroportos internacionais. O diretor de Infraestrutura da CIC, Nelson Sbabo, destaca que o Rio Grande do Sul tem um terminal aeroportuário com esse status enquanto Santa Catarina e Paraná têm cinco cada.
Infraestrutura
Ministro garante aeroporto na Serra sem promessa de transporte de cargas
Reivindicação foi apresentada por comitiva caxiense em encontro com Eliseu Padilha
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project