A Brigada Militar de Gravataí encerrou as buscas aos criminosos que explodiram dois caixas eletrônicos em Farroupilha. A operação se concentrava nas proximidades da estrada Pedro Bitello, no interior do município, onde os criminosos abandonaram um Punto utilizado na fuga. O veículo foi localizado às 9h15min e havia sido roubado em Sapucaia do Sul, onde o grupo deixou a caminhonete utilizada na ação em Farroupilha. Policiais fizeram inspeções na região, mas não localizaram ninguém.
O assalto aos dois terminais do HSCB ocorreu por volta das 3h30min quando pelo menos cinco homens renderam os vigilantes e funcionários que chegavam para trabalhar na empresa Bigfer, que fica no bairro Imigrante. Ao todo, cerca de 15 pessoas foram rendidas.
De acordo com o Capitão Ângelo Ferraz, que está respondendo temporariamente pelo comando do 36º Batalhão de Polícia Militar de Farroupilha, imagens de câmeras de segurança mostram que os criminosos usaram picaretas e marretas para instalar os explosivos.
- Três assaltantes permaneceram fora da empresa, enquanto dois entraram para colocar os explosivos junto aos caixas eletrônicos. Um deles trajava um colete da Polícia Civil. Eles danificaram os caixas eletrônicos com picareta e marreta e efetuaram duas explosões - relata Ferraz.
Os equipamentos estavam em uma área de convivência da empresa, que não estava ocupada. Os dois terminais e o entorno ficaram completamente destruídos. Os criminosos usavam armas longas, sendo pelo menos dois fuzis e luvas. Um dos dois homens que entraram na empresa estava encapuzado e o outro usava boné.
Além do dinheiro, eles ainda levaram o revólver do vigilante que estava na guarita da empresa. A ação durou entre 15 e 20 minutos. Na fuga, eles obrigaram um caminhoneiro a atravessar o veículo na rua para dificultar a ação da polícia. Dois vigilantes da empresa que faz a segurança do HSBC chegavam para conferir a ocorrência e tiveram o carro alvejado por dois tiros.
Antes de abandonar a caminhonete em Sapucaia do Sul, os criminosos ainda trocaram tiros com policiais militares. A Polícia Civil de Farroupilha ouviu testemunhas nesta manhã.