A Diocese de Caxias do Sul vive movimentação entre cargos de sacerdotes da região. Nomeado na manhã desta quarta-feira pelo Vaticano, o padre Adelar Baruffi, atualmente trabalhando em Bento Gonçalves, será o novo bispo da Diocese de Cruz Alta. Natural de Coronel Pilar e prestes a completar 20 anos de sacerdócio, Adelar trabalhava na Serra desde que se formou como padre. Era cotado para ser bispo-auxiliar do bispo Dom Alessandro Ruffinoni, e assumiria, no próximo ano, a Paróquia Santo Antônio, padroeiro de Bento.
- Foi uma grande surpresa, e recordo uma expressão que o Papa Francisco disse: 'Deus sempre nos surpreende'. O povo de Bento já havia sido avisado que eu assumiria como pároco, estava ciente. Mas fico aqui até 7 de março, quando ocorre a cerimônia de ordenação - explica.
Adelar assumiria a paróquia de Bento Gonçalves porque o padre Izidoro Bigolin se mudará para Caxias do Sul, já que trabalha como vigário-geral da Diocese, cargo de confiança do bispo e que tem, entre outras atribuições, a função de substituí-lo quando necessário. Desta forma, a comunidade de Bento aguarda a nomeação de dois padres.
- Eu já pensava no Adelar como auxiliar sim, como coordenador de pastoral, vigário-geral, entre outros cargos importantes. Mas é um fato muito importante porque um padre nosso, da nossa Diocese, foi escolhido como bispo pelo Papa - avalia Dom Alessandro Ruffinoni.
Padre Adelar Baruffi trabalhou por oito anos como reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, três anos como padre auxiliar no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio e outros quatro anos como reitor do Seminário Maior São José, em Caxias. Ocupava o cargo de vigário paroquial da paróquia Santo Antônio, em Bento, desde 2012.
O QUE MUDOU
:: Padre Izidoro Bigolin, pároco da Igreja Santo Antônio, deixa o cargo para se dedicar integralmente ao trabalho de vigário-geral da Diocese de Caxias.
:: Padre Adelar Baruffi, que substituiria padre Izidoro, irá trabalhar como bispo na Diocese de Cruz Alta. A nomeação para Cruz Alta surpreendeu a comunidade.
:: Desta forma, duas cadeiras de padres ficam vagas na Paróquia Santo Antônio, em Bento.
:: Um dos padres cotados para ser pároco da igreja de Bento é Volmir Comparin, que atuava no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio e hoje trabalha em Paraí.