Prefeitos e representantes de Curitiba, Balneário Camboriú e Caxias se reúnem nesta quinta e sexta-feira para discutir soluções para mobilidade urbana de Gramado. A intenção é debater meios para melhorar o trânsito em uma cidade turística. Atualmente, Gramado tem 34 mil habitantes, mas recebe 100 mil veículos por mês e seis milhões de visitantes por ano.
O seminário pretende reunir experiências de outros municípios para ajudar na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município, exigido pelo governo federal para cidades com mais de 20 mil habitantes até 2015. Uma carta deve ser confeccionada no fim da programação.
Conforme o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Jaime Schaumlöffel, os principais problemas do município hoje são o alto fluxo de caminhões e trânsito de passagem pelo centro, além de alternativas às ruas Borges de Medeiros e São Pedro como ligação norte-sul. Ele também defende a implantação de terminal turístico e porto seco.
Durante a mesa-redonda que abriu a programação, o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, disse que as cidades turísticas precisam planejar pensando na população visitante.
- Temos que nos preparar para o excedente populacional. Quer dizer que se você trabalhar com cinco milhões de pessoas (número de visitantes anual de Balneário Camboriú), com um orçamento significativamente menor, requerer um esforço muito grande - afirmou.
Durante a mesa-redonda, o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertoluci, também defendeu a conclusão do anel viário previsto para o município e em fase de implantação.