Dois anos após a divulgação dos primeiros projetos, a revitalização da área ao lado shopping San Pelegrino dá os primeiros passos. Nesta quarta-feira à noite, prefeitura e shopping San Pelegrino assinam o termo de adoção da Praça do Trem, terreno triangular cortado pelos trilhos ferroviários, entre a Avenida Rio Branco e as ruas Machado de Assis e Medianeira.
Na prática, isso significa que o centro de compras adota o espaço e assume o compromisso de construir a nova praça de São Pelegrino, com suporte do município. O shopping pagará a conta, orçada em R$ 1 milhão. A prefeitura entrará apenas com terraplanagem, compactação do solo e plantio da grama.
- A prefeitura teria dificuldade em obter esse valor, porque as questões nos bairros são mais urgentes - destaca o secretário da Receita, Paulo Dahmer.
Como a obra será custeada pelo shopping, não é necessário licitação. Dahmer estima que os projetos executivos sejam aprovados num prazo de 30 a 40 dias e que as obras iniciem na sequência. O prazo de duração é de cinco meses.
- Teremos obras na metade de novembro ou no início de dezembro - projeta.
A área é conhecida como triângulo de manobras, ponto onde o trem se preparava para seguir nova viagem. Batizada provisoriamente de Praça do Trem, a área terá ciclovia, academia da melhor idade e parque infantil, além de calçadas, bancos e ajardinamento. Os trilhos do trem serão mantidos. A expectativa é de uma praça de alto padrão, com mobiliário urbano em madeira e aço e iluminação de chão e aérea. Um módulo de segurança será erguido.
Apesar de paga pelo San Pelegrino, a praça é de propriedade do município, conforme prevê a legislação de adoção de praças.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria do Planejamento, sob orientação dos arquitetos Juarez Marchioro e João Henrique Ramos, com apoio de diversas pastas. A Secretaria do Meio Ambiente fará a manutenção.
O terreno é federal mas foi cedido ao município, com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).
A prefeitura trabalha em projetos de revitalização para o Largo da Estação e para a área entre a Rua Feijó Junior e a Avenida Rio Branco.
Revitalização
Construção da Praça do Trem ao lado do shopping San Pelegrino está próxima de sair do papel em Caxias
Com assinatura de termo de convênio de adoção da área, nesta quarta, expectativa é de que obras iniciem em até 40 dias
GZH faz parte do The Trust Project