O momento é ideal para os caxienses que gostam de liquidações fora de época. O comércio está liquidando os artigos de frio mais de um mês antes da estação acabar. Há descontos de 30 a 50%. Eletrodomésticos, como estufas e aquecedores, também estão mais baratos. O motivo para a antecipação das promoções é a soma da ausência de frio, a realização da Copa do Mundo e a desaceleração econômica que a cidade vive.
Mesmo com bons preços, o cenário não é satisfatório: as vitrines mostram descontos de metade do preço, mas não há número expressivo de clientes aproveitando as ofertas. Na quinta, por volta do meio-dia, poucos consumidores conferiam as ofertas nas lojas do Centro.
- Eu brinco que só o que está faltando é nós darmos as roupas. Não há mais preço para baixar e nem assim o pessoal compra. Julho registrou uma diminuição de até 40% das vendas em relação ao mês anterior. Estamos preocupados - lamenta a gerente de uma loja de moda jovem do Centro, Tamires Paixão.
O freio na indústria, as demissões que são registradas semanalmente em Caxias e a flexibilização da jornada de trabalho não são favoráveis. O consumidor fica receoso e não está aproveitando as liquidações antecipadas como gostaria. Os que se rendem aos bons preços estão atentos ao cenário de incertezas e não parcelam. Segundo os lojistas, mais de 70% das compras são feitas à vista.
- O cliente me diz: como eu vou comprar se eu posso estar sem emprego na semana que vem? Parcelar nem pensar - confessa a gerente de vendas Cleoneide Pereira.
O resultado dessa falta de interesse do consumidor é a demissão de 152 pessoas no comércio no mês de junho e a queda de 9,4% dos negócios até junho. Nem mesmo o Dia dos Pais anima o setor. O SPC Brasil projeta que este Dia dos Pais apresente o pior resultado dos últimos cinco anos. O órgão espera crescimento de 1% em relação ao ano anterior. O índice já chegou a 10% comparando 2010 e 2011. Por aqui, a expectativa é que o comércio caxiense atinja até, no máximo, 3% de crescimento.
SAIBA APROVEITAR AS LIQUIDAÇÕES*
:: Aproveite liquidações, sem se liquidar. Liquidação pode ser benéfica desde que esteja no seu planejamento.
:: Se você está esperando o final do inverno para comprar alguns itens, aproveite. Agora se você fez várias compras durante a estação e ainda compra na liquidação de inverno apenas para "aproveitar o preço baixo", sua inteligência financeira está comprometida.
:: Qualquer valor será alto para um artigo com pouca utilidade. A compra deve ser avaliada a partir da utilidade, valor e momento.
:: Alguns questionamentos são fundamentais antes da compra:
- Quais são minhas reais razões para comprar isso?
- Qual é o acessório emocional que está sendo adquirido junto com o objeto?
- Quais são as motivações inconscientes que estão me pressionando a consumir?
- Estou disposto a me endividar para consumir?
- Quantas horas da minha vida eu trabalharei para comprar isso?
* Fonte: Márcia Tolotti, psicanalista e orientadora de programas de educação financeira