Auxiliar de limpeza numa empresa de gastronomia, Neusa Telles Machado, 51 anos, diz que se tem alguma coisa para reclamar em relação aos ônibus é do atraso. O repositor de estoque Carlos Rodrigues, 17, acrescenta um agravante, a lotação nos horários de pico. Na manhã desta segunda-feira, os dois esperavam para embarcar num coletivo da Visate na parada da Rua Miguel Gilberto Maschio, em Forqueta.
>> Você tem enfrentado problemas ao ir e vir de ônibus de Forqueta? Deixe seu relato!
Neusa e Carlos personificam as principais demandas de quem depende de ônibus no bairro, distante 18 quilômetros do Centro de Caxias. O deslocamento do Centro a Forqueta em um final de tarde, por exemplo, se transforma em uma cansativa viagem, principalmente para quem não encontrou poltrona para sentar.
- Isso quando o ônibus para para nos pegar, porque às vezes ele passa reto, de tão lotado - detalha Neusa.
- A situação piorou desde que novos moradores começaram a ocupar os prédios do Minha Casa, Minha Vida na entrada do bairro - observa Carlos.
Situações semelhantes foram relatados na última sexta-feira a representantes da Visate. Dias antes, um ônibus atrasara mais de uma hora. O problema não é de hoje.
- Nós entendemos que muitos atrasos se devem à situação caótica do trânsito nos horários de pico, mas acreditamos que possa haver uma solução. Não é normal um ônibus atrasar uma hora e 20 minutos, como aconteceu na semana passada - observa o presidente da Associação de Moradores do Bairro de Forqueta, Diniz Zuccoloto, 53.
Ele destaca o pronto atendimento da Visate após a reunião de sexta, quando a empresa colocou fiscais controlando o fluxo de partida dos ônibus no sentido centro/bairro. Por outro lado, Diniz gostaria de ver soluções definitivas.
- Até para acessar o bairro os ônibus precisam esperar muito tempo para conseguir cruzar a ERS-122. Isso tudo vai acumulando e vira um problema sério para quem tem horários a cumprir.
O que diz a Visate
''Referente à Linha 24 Forqueta, informamos que no dia 08 de agosto foi realizada uma reunião junto ao presidente do Bairro em questão a fim de melhorar os horários para os usuários da região. Atualmente, o bairro Forqueta possui dois ônibus fixos e mais um que realiza o transporte adicional em horários de pico, como início da manhã, ao meio dia e no final da tarde. A partir da data citada anteriormente, a Visate iniciou um processo de fiscalização e monitoramento na linha com o objetivo de propor melhorias para a mesma. Além disso, já está sendo feito um estudo junto a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade quanto ao replanilhamento dos horários da L.24 e acreditamos que em breve o problema deve ser resolvido.''
Transporte coletivo
Linha de Forqueta, em Caxias do Sul, tem atrasos e lotação
Usuários reclamam da situação, agravada até pela situação do acesso ao bairro via ESR-122
GZH faz parte do The Trust Project