A 36ª Romaria dos Motociclistas reuniu milhares no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na manhã deste domingo. De acordo com o Grupo Rodoviário de Farroupilha, mais de 17 mil motociclistas passaram pelo local até o meio-dia. Eles assistiram à missa campal comandada pelo padre Roque Grazziotin.
Eduardo Augusto Klein, 10 anos, foi ao santuário acompanhado pelo pai, o projetista José Laerte Klein, 44. Pela primeira vez em Caravaggio, o menino pediu alegria e paz à santa. Foi também a primeira viagem mais longa na garupa da moto do pai. A família é de Feliz e, ainda que cansado do trajeto de 30 minutos até o Santuário, Eduardo estava fascinado pela quantidade de motocicletas.
- Nunca tinha visto tantas ao mesmo tempo - conta.
O pai participa da romaria dos motociclistas há 11 anos e agradece pela recuperação de um acidente de moto, sofrido em 1995.
Enquanto Eduardo estreava no santuário, o casal Márcio Vogado, 38 anos, e Ana Maria Zaboski, 50, comemorava 20 anos consecutivos de romaria em um veículo que fez sucesso. Todos queriam tirar foto com o triciclo vermelho VW Renha, de 1972.
- É de fábrica, não foi customizado. Ele era também um dos triciclos que traziam a imagem da Santa de Caxias até o Caravaggio, nas romarias antigas. Era lindo - orgulha-se Márcio.
No ano passado, o casal percorreu de triciclo o sul do Brasil durante 30 dias, passando por Santa Catarina, Paraná e a fronteira gaúcha.
A maioria dos motociclistas agradecia e pedia proteção, como o trio aventureiro de Caxias do Sul. Os irmãos Lucas e Tiago Brogliato, 22 e 24 anos, respectivamente, e o amigo Marcos Hofman, 26, rezam por proteção para a prática de enduro cross.
Vestidos com as roupas que usam para fazer as trilhas, os três se destacavam com luvas, botas, coletes, joelheiras, cotoveleiras, ao lado das motos Hondas Tornado, modelo de rua customizado.
Tiago, afastado das romarias há quatro anos, tinha mais um motivo para comparecer ao santuário.
- Montei uma empresa de manutenção elétrica há um ano e meio. Prometi que voltaria se a empresa desse certo - explica.
Dentro da programação de peregrinações que antecedem a 135ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, nos dias 24, 25 e 26, também já ocorreram encontros de motor home, carros antigos e ciclistas.